Acontece

Boris Johnson diz que reabertura do Reino Unido ainda é arriscada

Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson - Foto: Frank Augstein/REUTERS
O primeiro-ministro voltou ao trabalho nesta segunda-feira (27) após se recuperar da Covid-19

Boris Johnson afirmou que a reabertura do Reino Unido ainda é muito arriscada. Recuperado do coronavírus, o primeiro-ministro voltou ao trabalho nesta segunda-feira (27). Ele chegou a ser internado na UTI hospital Saint Thomas, em Londres, mas, desde o dia 12 de abril, se recuperava em casa.

Boris Johnson – Foto: John Sibley/REUTERS

Pressionado pela crise econômica e pelos partidos de oposição para reabrir a economia, Johnson disse que ainda é cedo para pensar em retomada no Reino Unido. “Peço que vocês contenham sua impaciência, porque acredito que estamos chegando ao final da primeira fase desse conflito [contra o coronavírus]”, disse ele.

Ainda assim, o primeiro-ministro afirma entender as preocupações com a economia e o desemprego. Ele, aliás, afirmou que consultaria partidos da oposição que pressionam por mais transparência. “Devemos reconhecer o risco de um segundo pico, o risco de perder o controle desse vírus e de sua taxa de reprodução, porque isso significaria não apenas uma nova onda de mortes e doenças, mas também um desastre econômico”, disse o premiê em Downing Street, sua residência oficial em Londres.

Boris Johnson - Foto: Francesco Guidicini/Camera Press
Boris Johnson – Foto: Francesco Guidicini/Camera Press

Até esta segunda-feira (27), o Reino Unido registrou mais de 154 mil casos confirmados de coronavírus, com quase 21 mil mortes, de acordo com a universidade americana Johns Hopkins.