Política

STF pode autorizar investigação contra Bolsonaro ainda hoje (27)

(Foto: Divulgação/Reuters/Montagem)
A decisão pela abertura ou não do inquérito, a cargo do ministro Celso de Mello, deve ser divulgada ainda nesta segunda (27)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello deve decidir, ainda hoje (27), pela abertura de um inquérito para apurar as acusações feitas por Sergio Moro contra o presidente Jair Bolsonaro. O magistrado analisa se, pela Constituição, o presidente pode ou não ser investigado, uma vez que ainda seu mandato ainda está vigente. Segundo informações da colunista Mônica Bérgamo, da Folha de S. Paulo, a decisão pela abertura ou não do inquérito deve ser divulgada ainda nesta segunda (27) ou, no máximo, até a manhã da terça (28).

Leia mais

Boris Johnson diz que reabertura do Reino Unido ainda é arriscada

O procurador-geral da República, Augusto Aras, foi quem pediu ao STF a abertura do inquérito. (Foto: Adriano Machado/Reuters)

O solicitante da investigação é Augusto Aras, procurador-geral da República. No pedido, ele aponta possíveis crimes  cometidos por Bolsonaro caso as declarações de Moro sejam verdadeiras. Entre as possíveis ocorrências, estão listadas falsidade ideológica, obstrução de Justiça e corrupção passiva privilegiada.

Na solicitação, Aras alega, ainda, que se as acusações de Moro se mostrarem falsas, o ex-ministro da Justiça terá cometido denunciação caluniosa e crime contra a honra. Em primeiro lugar, entretanto, o procurador pede que o STF autorize a confirmação, por parte de Moro, das declarações dadas por ele no anúncio de sua demissão.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar