Malas Prontas

Austrália reabre praias apenas para surfistas e nadadores

Surfistas em praia de Sidney, na Austrália, nesta terça (28) - Foto: Peter Parks / AFP
Vários estados registraram queda no número de casos de coronavírus

Diversos países estão flexibilizando suas medidas de isolamento social devido à queda do número de casos de coronavírus. Nesta terça-feira (28), vários estados da Austrália reabriram suas praias. Centenas de surfistas lotaram a Bondi Beach, em Sydney, uma das praias mais famosas do país. O acesso já estava fechado há cinco semanas. A Austrália registrou cerca de 6.700 casos de Covid-19, incluindo 84 óbitos, em uma população de cerca de 25 milhões de pessoas.

Surfistas são autorizados a retornar à praia de Bondi, em Sydney – Foto: James D. Morgan/Getty Images
Leia Mais

Parisienses quebram quarentena após seis semanas

Mesmo antes do horário oficial de abertura das praias, diversas pessoas pularam no mar para surfar. Outros, mais disciplinados, esperaram pacientemente e aplaudiram os funcionários municipais que abriram as barreiras de acesso à água. Apesar da multidão na água, ninguém ficou na areia. Isso porque apenas o mar está liberado na Austrália. Banho de sol ou a prática de esportes na areia ainda são proibidos. Aliás, diversas placas com os dizeres “surf and go” (“surfe e vá embora”, em tradução livre), convidam os visitantes a deixarem a praia logo depois de entrarem nas ondas.

Surfistas em praia de Sidney, na Austrália, nesta terça (28) – Foto: Peter Parks / AFP

Ainda assim, nem todos os estados australianos aderiram a reabertura. Nova Gales do Sul, o estado mais populoso da Austrália, anunciou que seguirá algumas iniciativas tomadas por outras áreas. Uma delas é que, a partir de sexta-feira, seus habitantes poderão receber dois visitantes por casa. Ainda assim, a primeira-ministra deste estado, Gladys Berejiklian, pediu que as pessoas sejam responsáveis e não corram riscos. “Não queremos ver os números subirem”, advertiu.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar