À mesa

Tulasi: produtos e refeições naturais em tom maior

Hambúrguer de carne orgânica Korin com queijo e pão artesanais, cebolas douradas, picles, folhas orgânicas e maionese verde . (Foto: Divulgação/Léo Motta)
O mercado orgânico é também um pequeno restaurante em que o rol de produtos é articulado em receitas charmosas, contemporâneas e saborosas

Por Bruno Albertim – colaboração

Ali, um abacaxi ou bandeja de ovos caipiras são tratados com a mesma deferência de um tinto vindo de um vilarejo italiano de tradição familiar, vinificado em pequeníssima escala. No Tulasi Mercado Orgânico, a forma como os produtos são exibidos nas prateleiras denota um certo orgulho indisfarçável. Não são apenas calorias e sabores em embalagens charmosas, mas alimentos no sentido superlativo: comida com trajetórias e origem.

Não seria exagero entender o trabalho da proprietária Renata Nascimento como uma curadoria. Ela viaja, testa, experimenta cada produto pacientemente até incluí-lo na lista de fornecedores. As frutas, legumes e verduras, por exemplo: todos provenientes da produção de quatro famílias de Glória de Goitá que recebem consultoria técnico-agrícola do próprio Tulasi.

Moqueca funcional de peixe e camarão selvagens, purê de banana-da-terra e farofa de sementes. (Foto: Divulgação/Léo Motta)
Leia mais

Cozinha italiana de qualidade no delivery da Dani

Nada, contudo, muito diferente da filosofia hippie-contemporânea nas feirinhas da cidade não fosse o fato de o mercado ter estrutura de delicatessen de ponta – arquitetura arrojada, fino acabamento, bistrô moderninho nas dependências. Imbuído, contudo, de um espírito comercial revolucionário de podar os excessos da indústria de alimentação de massas sobre a saúde dos nossos corpos e o empobrecimento geral dos paladares.

Embora atinja 15% da população brasileira, o mercado brasileiro de orgânicos e naturais cresce o dobro da agricultura de grande escala – uma movimentação anual de cerca de R$ 4 bilhões. Mas mesmo nas grandes lojas do segmento ávidas pelo consumo dos neo-naturalistas, há muito gato por lebre: embalagens fofinhas e hipsters sobre produtos com ainda algum traço dos conservantes e condicionantes de sabor da grande indústria. Loja de médio porte, a Tulasi parece ter um critério acima da média: absolutamente tudo tem certificação.

Fondant de chocolate 60% com creme de castanha. (Foto: Divulgação/Léo Motta)

Há queijos, carnes (de animais com fazendas com certificação de criação com bem-estar), temperos, cafés com denominação de origem, chocolates de alta concentração de cacau, pães de fermentação natural, produtos de higiene e limpeza – praticamente tudo absolutamente orgânico. Ou ainda em nichos específicos como o de produtos sem glúten, sem lactose ou açúcar. Só com orgânicos ou biodinâmicos, a seção de vinhos ocupa uma parede inteira da loja.

Leia mais

Vinhos de bom custo-benefício são os preferidos para quarentena

Mas o mercado é também um pequeno restaurante em que o rol de produtos é articulado em receitas charmosas, contemporâneas e, sobretudo, saborosas. Como os artigos de prateleira e quitanda, os pratos do restaurante também são entregues na quarentena (a taxa é R$ 10, integralmente revertida para o motoboy) ou retirados à porta: moqueca e hambúrguer veganos, sopas, quiches, risotos, nhoques. Provei a moqueca: dourada, bem caldosa, temperos pronunciados e legumes gostosamente al dente, numa porção que satisfaz um apetite moderado. Equilibrados, quase todos os pratos do cardápio atual foram desenvolvidos pela chef e nutricionista Debora Wagner.

Verrine Coulis de frutas da estação (esse é de manga), creme de castanha e farofa de castanha. (Foto: Divulgação/Léo Motta)

E a loja é também passaporte para uma das melhores alquimias que podemos ter em casa. Nos vende um kit pizza: recebemos as proporções adequadas de farinhas de trigo, integral e branca, vindas de moinhos familiares brasileiros, mais azeite e uma porção de levain vivíssimo, mais as instruções: melhor que apenas comer, só mesmo a sensação de produzir a própria pizza de fermentação natural.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz