Acontece

União Europeia se une à OMS para combater coronavírus na África

Serão adquiridos suprimentos essenciais no combate à doença para os sistemas de saúde básica de dez países africanos. (Foto: Marco Longari/AFP)
O continente africano já registrou mais de 40 mil casos e mais de 1.600 mortes por Covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Banco Europeu de Investimento (BEI), entidade financeira pública da União Europeia, anunciaram, nesta sexta-feira (1º), uma parceria valiosa. As duas instituições irão se unir para ajudar países africanos no combate à pandemia do novo coronavírus.

Sede do BEI, em Luxemburgo. (Foto: Divulgação)

De acordo com as próprias organizações, o dinheiro será usado para comprar suprimentos essenciais no combate à doença nos sistemas de saúde básica de dez países da África. Serão adquiridos, por exemplo, equipamentos de proteção individual e kits para diagnóstico.

Leia mais

Mais de um milhão de pessoas se recuperaram da Covid-19

O BEI, aliás, já anunciou a doação de 1,4 bilhão de euros para contribuir com os esforços da contenção da Covid-19 nos países africanos, mas o banco ainda não deu detalhes sobre a quantia que irá encaminhar especificamente para o projeto com a OMS.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. (Foto: Denis Balibouse/Reuters)

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS, disse que a parceria com o BEI “contribuirá para uma resposta mais eficaz à Covid-19 na África”. Até a sexta-feira (1º), o continente registrou mais de 40 mil casos e mais de 1.600 mortes causadas pela doença, segundo contabilidade do site Worldmeters.