Acontece

Morre o escritor e compositor Aldir Blanc, vítima de Covid-19

Aldir Blanc - Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo
Aos 73 anos, ele estava internado na UTI do Hospital Universitário Pedro Ernesto desde o dia 15 de abril

Faleceu, na madrugada desta segunda-feira (4), o escritor e compositor Aldir Blanc, vítima de Covid-19. Aos 73 anos, ele estava internado na UTI do Hospital Universitário Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro, desde o dia 15 de abril. Destaque na música brasileira, Blnc deixou uma esposa, quatro filhas, cinco netos e um bisneto.

Aldir Blanc – Foto: Leo Martins/Agência O Globo
Leia Mais

Morreu, aos 57 anos, o produtor cultural Roberto Lessa

Nascido em 2 de setembro de 1946, Aldir era filho único. Em meados de 1960, começou a aparecer na cena nacional como compositor, ao escrever músicas para programas infantis da Globo. O sucesso, aliás, veio com “Amigo É pra Essas Coisas”, parceria com Silvio da Silva Jr. que ficou em segundo lugar no Festival Universitário de 1970. Compôs letras para grandes nomes, como Ivan Lins, Gonzaguinha, Elis Regina e João Bosco. Blanc escreveu diversas canções marcantes que ficaram para a história, como “O Mestre-sala dos Mares”, “Dois pra Lá, Dois pra Cá”, “Corsário”, “Bijuterias”, “Nação” (esta também com outro grande amigo, Paulo Emílio) e, é claro, “O Bêbado e a Equilibrista”.

Aldir Blanc – Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo

Em 1971 se formou em medicina, com especialização em psiquiatria, mas a perda das filhas gêmeas no dia do parto prematuro, em 1974, lhe tirou o ânimo da profissão. Ainda assim, no primeiro casamento, teve mais duas meninas. Além disso, quando se casou com a professora Mari Lucia, ela já tinha duas filhas, que viraram suas também. Das quatro, vieram cinco netos e um bisneto.