Acontece

Relembre a carreira de Flávio Migliaccio, o eterno “Xerife”

Paulo José e Flávio Migliaccio no seriado "Shazan, Xerife e Cia", em 1972 (Foto: Arquivo O Globo)
O ator foi um ícone para quem viveu a infância dos anos 70, assistindo ao "Shazan, Xerife e Cia"

A notícia da morte do ator Flávio Migliaccio, ícone de quem viveu a infância dos anos 70 assistindo ao “Shazan, Xerife e Cia”, pegou muita gente de surpresa. O corpo do ator foi encontrado na manhã desta segunda (4) em um sítio que ele matinha desde 2003, no município de Rio Bonito (RJ). De acordo com informações do colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, Migliaccio deixou uma carta de despedida para os familiares. Relembre conosco a trajetória do eterno Xerife:

Leia mais

J.K. Rowling doa R$6,8 milhões para ajudar vulneráveis na pandemia

Migliaccio ao lado de Paulo José, em 2015, com quem estrelou um dos programas infantis de mais sucesso na década de 70. (Foto: Urbano Erbsite)

Flávio Gomes Migliaccio nasceu em 15 de outubro de 1934, no Brás, em São Paulo. Sua carreira de ator começou no teatro, na década de 50. Na mesma época, inclusive, ele encorajou a irmã, Dirce Migliaccio (1933-2009), a subir nos palcos também. Juntos, participaram de diversas montagens do Teatro de Arena.

Flávio ao lado da irmã Dirce, com quem dividiu palcos no início da carreira. (Foto: Reprodução/Blog Por Onde Anda)

Mas foi na televisão que Migliaccio teve o seu grande papel: Xerife, na novela O primeiro amor (1972). O sucesso foi tanto que, no mesmo ano, foi criado o seriado Shazan, Xerife e Cia (1972-1974), que ele estrelou ao lado de Paulo José. O personagem voltou, ainda, em O caçador de fantasmas (1975).

Migliaccio em “As Aventuras do Tio Maneco”. (Foto: Reprodução)

Flávio Migliaccio fez sucesso, também, com o filme Maneco, o super tio (1980) e a série de TV As aventuras do Tio Maneco (1981 e 1985).

Ele atuou em mais de 30 novelas. Entre as mais notáveis, estão O Astro (1977), Rainha da Sucata (1990), Senhora do Destino (2004), Passione (2010) e Êta! Mundo Bom (2017).

O último papel de Migliaccio na TV foi na novela “Órfãos da Terra”. (Foto: Reprodução)

Seu último trabalho na TV foi na novela “Órfãos da terra”, da TV Globo, em 2019, onde interpretou o imigrante Mamede. Também no ano passado, ele participou da minissérie “Hebe”, atuando ao lado de Andréa Beltrão.