À mesa

Cinco ferramentas para cozinhar em casa durante a quarentena

(Foto: Reprodução/Getty)
Dicas úteis tanto para quem tem pouca ou muita afinidade com a cozinha

Nesses tempos de combate à pandemia, com a prática do isolamento, a cozinha tornou-se um dos lugares mais divertidos da casa de muita gente. As pessoas têm cada vez mais colocado a mão na massa e se aventurado a fazer tanto pratos mais simples quanto receitas mais elaboradas. Aliás, de acordo com uma pesquisa da consultoria Galunion com o Intituto Qualibest, 90% dos brasileiros está preparando a própria comida.

Mesmo com o aumento do delivery, muitas pessoas têm preferido cozinhar por conta própria. (Foto: Reprodução)

Essa tendência ganha ainda mais força graças a nomes conhecidos da culinária, como o chef italiano Massimo Bottura ou a brasileira Rita Lobo, que compartilham gratuitamente receitas em seus perfis. Aqui no site Roberta Jungmann, inclusive, o chef Biba Fernandes já compartilhou uma receita de crepioca.

Dessa vez, reunimos uma lista de cinco fontes online (sites e apps) que serão úteis tanto para quem tem menos afinidade com a cozinha como para quem já a está dominando. Confira:

Colher de Chá

Desenvolvido pelas irmãs pernambucanas Cecília e Marina Monteiro, o aplicativo funciona como uma ferramenta para a vida prática na cozinha. Por lá, você encontra mais de 1,5 mil receitas que podem ser personalizadas de acordo com a quantidade de pessoas que comem em casa. O app também conta com um planejamento de cardápios semanais temáticos e gerador de uma lista de compras única e otimizada, para que o usuário economize dinheiro (é mensurada uma economia de 35%) e tempo no supermercado, além de não gerar desperdício de ingredientes. A ferramenta está disponível para Android e IOS.

O site Panelinha, de Rita Lobo, já existe há 20 anos. (Foto: Divulgação)
Panelinha

Autora de livros de culinária, entusiasta da cozinha afetiva e uma das apresentadoras do Nhac GNT, Rita Lobo atualiza, há 20 anos, o seu site Panelinha, que também está disponível como canal do YouTube. A proposta é apresentar receitas fáceis, funcionais e de explicação descomplicada. Nos conteúdos, é ressaltada a relação com a cozinha e a afetividade com o ato de cozinhar. A variedade de conteúdos é grande. É possível encontrar desde lives com receitas completas, receitas para bebês, até entrevistas e as séries “O Que Tem na Geladeira?”, que revelam segredos dos ingredientes e propõem receitas-pílula para eles.

Tastemade Brasil

Com uma pegada mais “food porn”, o Tastemade ficou conhecido por apresentar receitas extravagantes e fáceis de fazer em vídeos curtos no Facebook. Porém, para muito mais do que isso, o site, que também é canal do YouTube e aplicativo, apresenta conteúdos sobre comportamento, design e cultura, tudo tendo a comida como ponto de partida. As receitas são variadas – abrangem doces, salgados, sobremesas e pratos principais. Também é possível encontrar algumas opções veganas e saudáveis.

A chef Nathália Araújo compartilha receitas que são saudáveis e gostosas. (Foto: Reprodução/YouTube)
Cozinha Fit & Fat

Para aqueles que pensam que não dá para unir uma proposta de comida saudável e saborosa, a chef Nathália Araújo criou o site Cozinha Fit e Fat, que também é canal no YouTube e aplicativo disponível para as plataformas Android e IOS. A proposta é unir não apenas o conceito de receitas saudáveis e gostosas, mas também permitir que as pessoas possam criar uma cultura de nutrição e prazer na experiência culinária como estilo de vida. Nas plataformas, também é possível ler e assistir entrevistas e conteúdos sobre vida saudável e alimentação.

My CookBook

Em inglês, “cookbook” quer dizer livro de receitas. Como o próprio nome já diz, essa é a proposta do My CookBook. O aplicativo funciona como um gerenciador de receitas. Nele, é possível cadastrar ingredientes, receitas e montar cardápios semanais. O usuário é quem vai produzindo e personalizando o conteúdo, de acordo com a própria experiência culinária. Apesar de estar em inglês, é possível cadastrar os insumos em português. O aplicativo está disponível para Android e IOS.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar