Acontece

Confira o relato do professor Zé Neto no projeto #Cuidar

O projeto #Cuidar, da jornalista Karina Maux, traz mais um depoimento dando continuidade a série #elesfalamoquefazem, mostrando o que mudou na rotina dos homens na quarentena. Desta vez, o projeto traz o professor de Pilates, dono do estúdio TRĒS Pilates & Co., Zé Neto. No final, ele ainda descreve sete exercícios para fazer em casa. Confira:

O relato do professor de Pilates, Zé Neto, dono do estúdio TRĒS Pilates & Co. mostra como ele está enfrentando os dias de confinamento e enumera os vários benefícios do método. “Como professor de pilates os desafios estão sendo gigantes. Mas, foi através dos exercícios de pilates solo (mat pilates), que pude me aproximar ainda mais do método e montei um pequeno estúdio na minha sala-de-estar, onde a televisão deu espaço ao meu “santuário” na quarentena”, explica.

“Todos os dias tiro, no mínimo, uma hora para me dedicar à prática e esse momento torna-se sagrado. Desligo o telefone, saio da frente do computador e me dedico não só ao meu corpo como também à minha mente”, ensina.

“O pilates exige muita disciplina e concentração, ele serve como combustível para que eu continue seguindo firme nesse período tão delicado”, afirma e aconselha: “você que está em casa, desmotivado e sem paciência, encontre algo que te traga para próximo de você mesmo. Seja pilates, meditação, yoga, treino aeróbico… ache o seu norte, movendo-se. Na internet vários canais proporcionam, de forma gratuita, auxílio para um corpo/mente saudável”.


Para todo o começo, o ritmo tem que ser respeitado. Cada corpo tem a sua resistência. Não adianta querer forçar. O ideal é iniciar devagar, mas de forma sustentável. Um pouco a cada dia. “Respeite seu ritmo e comece com exercícios que não exijam tanto da sua coluna, experimente cada exercício com autoconhecimento, sem passar do ponto; caso necessário procure ajuda de um profissional”, alerta. “Muitos professores estão trabalhando home office neste período; esteja presente de forma integral durante o período de atividade. Uma das frases mais icônicas do criador do método, Joseph Pilates: ‘É a mente que esculpe o corpo’”.

Os benefícios do pilates, assim como qualquer outra atividade física, vem através da constância. “A partir do momento que nos entregamos e fazemos disso um estilo de vida todo o resto acontece. É até redundante vir aqui e repetir tudo que a gente já sabe… qualidade de vida se conquista com trabalho, no dia a dia”. Mas o óbvio precisa ser dito e hoje mais do que nunca. “Aproveite esse “ter tempo” de hoje e coloque em dia seus projetos pendentes. Solte um pouco o celular, desligue a TV. Exercite-se e entenda que tratar bem do corpo vai muito além da estética. Pra mim cuidar do corpo, enxergando-o como casa é a melhor forma de permanecer nela de forma sustentável”. No 3 e último post, o professor Zé Neto, dono do estúdio TRĒS Pilates & Co. faz demonstração de sete exercícios para você iniciar em casa.

O professor lista algumas dicas essenciais para a prática, mas antes de começar pegue um tapete ou uma toalha e coloque no chão. A seguir o repertório básico do método.


1 – Hundred: deite, segure as pernas próximo ao tronco e eleve a cabeça. Depois, estenda braços e pernas para a frente sem tocá-los no chão. Se mantendo nesta posição, faça movimentos repetitivos com os braços bem firmes, simulando um bombeamento sem precisar tocar no chão. Tente bater o máximo de vezes, sem precisar descansar, buscando se aproximar 100 repetições.

2 – Roll Up: deite e estenda as pernas para frente no chão e os braços para trás. Erga os braços e eleve a cabeça rolando o tronco para cima, levando as mãos em direção aos pés. Após voltar a posição inicial repita cinco vezes.
3 – One Leg Circle: deitado estenda a perna direita para cima “esticando” o máximo que puder. Mantenha a perna esquerda estendida no chão. Faça cinco grandes círculos no sentido de dentro pra fora e depois de fora pra dentro. Neste exercício mantenha seu tronco estável. Faça com que o movimento da perna não interfira na posição deitada.
4 – Rolling Like a Ball: exercício que melhora o equilíbrio e massageia a coluna. Sentado dobre os joelhos em direção ao tronco seguro os tornozelos e eleve o pés do chão. Arredonde a coluna e role para trás. Use o balanço do corpo para retornar na posição sentada. Faça isso cinco vezes.
5 – Single Leg Stretch: deite segure as pernas próximo ao tronco e eleve a cabeça em direção aos joelhos. Estenda para frente a perna direita e segure firme a perna esquerda dobrada. Troque a posição das pernas seis vezes para cada lado.
6 – Double Leg Stretch: agora é hora de trabalhar bem o abdômen e a respiração. Deite, segure as pernas próximo ao tronco e eleve a cabeça expirando. Estenda braços e pernas para frente com a palma das mãos na lateral da coxa inspirando. Volte a posição de partida abraçando as pernas dobradas expirando. Repita seis vezes o exercício.
7 – Spine Stretch Forward: sente, pernas estendidas e afastadas e posicione os braços a frente do corpo. Arredonde e cresça a coluna para frente sem tirar o apoio dos glúteos do chão alcançando o máximo de alongamento. Repita cinco vezes.