Acontece

EUA aprova segunda fase de testes para vacina contra coronavírus

Estudos de uma possível vacina contra Covid-19 - Foto: Carl Recine/Reuters
Caso se mostre eficaz, o tratamento poderia ser disponibilizado para o público em geral em 2021

Uma boa notícia veio ao ar nesta quinta-feira (7). A Administração de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos (FDA) deu aval para que o estudo de uma possível vacina contra o coronavírus avance para a segunda fase de testes. A iniciativa, aliás, é da companhia farmacêutica Moderna, que compartilhou a informação.

Testes para coronavírus – Foto: SCIENCE PHOTO LIBRARY/AFP
Leia Mais

Eventos com mais de 50 pessoas nos EUA só a partir de outubro

Segundo a Moderna, os testes de fase dois devem começar em breve e serão realizados com 600 participantes. Além disso, a empresa já está finalizando os planos para uma terceira fase nos próximos meses. Caso o produto seja eficaz, poderia ser disponibilizado para o público geral em 2021.

Voluntária para testar vacina contra Covid-19 – Foto: Ted S. Warren/AP

A vacina mRNA-1273 foi a primeira a iniciar os testes nos Estados Unidos. A nova fase do estudo ajudará os pesquisadores a avaliarem se a vacina é mesmo segura. Além disso, também estudarão quem produz a resposta imunológica mais forte e qual deve ser a dose eficiente para evitar a doença.

Segunda fase de estudos de uma possível vacina contra Covid-19 começarão em breve – Foto: Carl Recine/Reuters

Ainda assim, mesmo com a aceleração no processo para encontrar algo que possa proteger as pessoas do vírus, autoridades de saúde alertaram que o período mínimo para desenvolver uma vacina varia de 12 a 18 meses, na melhor das hipóteses. Outro fator é que o tempo médio entre a primeira fase de testes e sua chegada ao mercado é de quase 11 anos, com uma taxa de sucesso de 6%.