Acontece

São João de Caruaru é cancelado devido ao coronavírus

São João de Caruaru 2020 cancelado - Foto: Divulgação
Em coletiva, a prefeita Raquel Lyra falou da possibilidade de uma festa online

A prefeita Raquel Lyra afirmou, nesta sexta-feira (8), que o São João de Caruaru está cancelado em seu formato tradicional. Em coletiva de imprensa, ela disse que está estudando alternativas para não deixar a celebração da festa passar em branco. Ainda assim, de acordo com Raquel, será impossível realizar um evento deste porte de forma presencial.

São João de Caruaru – Foto: Bruno Brandão

Raquel Lyra ressaltou que o São João de Caruaru não é uma festa qualquer. “Nós não estamos tratando apenas de uma festa, mas da alma do nosso povo. A gente movimenta, na nossa cidade, mais de R$ 200 milhões na nossa economia, porque todos se envolvem”, afirmou a prefeita. Por isso, a prefeitura está trabalhando na busca de alternativas para ter um São João diferente diante da pandemia.

Raquel Lyra e o pai, João Lyra, no SJ de 2019 – Foto: Bruno Brandão
Leia Mais

Zezé Di Camargo e Luciano fazem live no Dia das Mães

Segundo Raquel, a primeira premissa para realização de algum tipo de celebração seria não envolver qualquer recurso da Prefeitura Municipal de Caruaru. Também não deve haver nenhuma contratações por parte da prefeitura, que, aliás, é um pedido dos órgão de controle, como Tribunal de Contas e do Ministério Público de Pernambuco. Além disso, segundo Raquel, o plano de fundo que qualquer festejo a ser realizado em Caruaru deve ter, como plano de fundo, a solidariedade, ajudar as pessoas que estão passando por dificuldades econômicas devido a pandemia do coronavírus.

Raquel Lyra durante coletiva – Foto: Divulgação

Raquel Lyra ressaltou a importância dos patrocinadores da Prefeitura de Caruaru. Segundo ela, por não poder assinar nenhum contrato em nome do governo municipal, seriam essas empresas responsáveis por auxiliar na realização do evento. “Estamos discutindo com os patrocinadores que tem contratos firmados com a Prefeitura de Caruaru desde o ano passado, já que fizemos chamadas públicas para dois anos e temos recursos garantidos, mas não depositados em nossa conta, para realização de eventos”, afirmou a prefeita.

Ainda assim, ela lamentou não ter um modelo pronto, ressaltando a dificuldade de montar uma nova ideia de São João. Apesar de tudo, a forma online é a mais provável, sempre utilizando a solidariedade como espinha dorsal do projeto. Muitos, aliás, preocuparam-se com a situação financeira dos comerciantes que trabalham durante o São João, mas Raquel garantiu que há uma possibilidade de um São João online contar com venda de comidas típicas e produtos tradicionais da festa, como roupas e decoração.