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Detox: a meditação pode ser um refúgio na quarentena (e depois)

Meditar. Muito fala-se sobre a prática. Mas o que é? Como se consegue? Por que faz tão bem e tem levado tantas pessoas ao autoconhecimento? Para a maioria é um desafio entrar em conexão com as emoções, com o eu. Aprofundar os pensamentos e atitudes; desenvolver a percepção sobre o próprio corpo; chegar a um nível de consciência e preparo.

Nesta pressão diária em que vivemos, parar durante 15 a 20 minutos, respirar cadenciado, espaçar os pensamentos parece difícil, sobretudo para quem tem uma rotina super cheia de compromissos, mas é tão fácil quanto necessário. Só precisa da prática.

E quando esse detox mental passa a fazer parte do seu dia a dia tudo flui com mais harmonia e calmaria. Os benefícios da meditação são múltiplos e promovem uma sensação de bem-estar. “Meditar é você entender o que está passando com você”, afirma a terapêutica energética e orientadora de meditação Manuela de Souza. A convite do #CUIDAR, Manuela fala sobre o bem da meditação e como conseguir fazê-la.

Ela faz um trabalho de desenvolvimento da consciência humana, tanto individual, como em grupo ou empresas. “Uso técnicas energéticas como Thetahealing, Registro Akashico, onde acessamos o campo energético e o subconsciente da pessoa e/ou do grupo, através de uma meditação guiada, para contribuir na liberação de medos, de padrões de pensamentos limitantes, que causam ansiedade, angústia, sensação de desencaixe. É um trabalho bem profundo e, ao mesmo tempo, bem suave e gostoso”, assegura, acrescentando que na quarentena o atendimento está sendo feito online.

Acelerada confessa, a empresária Rafaela Lucena encontrou na meditação o antídoto para sair da quinta marcha e, por 15 a 20 minutos diários, colocar seus pensamentos e emoções em “ponto morto”. “Ouvia falar dos benefícios e comecei a me interessar sobre o assunto, no começo foi bem desafiador, pois sou uma pessoa muito acelerada e tinha dificuldade em conseguir parar, mas ao começar e perceber os benefícios que me traziam, e o quanto estava melhorando minha qualidade de vida, fui me encantando mais e mais”.

A frase já se tornou clichê: “o estresse do dia a dia acaba aos poucos com o bem-estar físico e emocional”. Mas é preciso ser dita todas as vezes que forem necessária. O corpo dá sinais, mas como somos “jogados” na correria constante, quase nunca percebemos. Quando notamos, o processo de desgaste físico e emocional já está bem avançado. O corpo grita e pede trégua. Nessas horas, a meditação pode ser uma excelente aliada, um refúgio, ajudando no equilíbrio interior e exterior, através do relaxamento geral, os estresses e as tensões são aliviados.

“A meditação me traz calmaria nos pensamentos e sentimentos. Consigo controlar melhor minhas emoções e a maneira de lidar com as pessoas ao meu redor e com mundo externo. Percebo melhoras também no meu sono, apesar de nunca ter tido problemas para dormir, mas eu sinto que tenho agora um sono mais tranquilo e leve”, atesta Rafaela.

Para o sistema imunológico, a meditação tem sua função. Como melhora a forma da pessoa lidar com o estresse e ansiedade, as defesas do organismo são reforçadas, e sensação de bem-estar é certa. As meditações guiadas facilitam muito e ajudam no começo do processo. “Levar o foco da sua atenção para a respiração ajuda bastante”, ensina. Nesse período de isolamento social, eu tenho meditado todos os dias. As vezes até mais de uma vez. Gosto muito de estar em contato com a natureza quando possível. Mas quando não, procuro um lugarzinho tranquilo em casa”.

Serviço

Indicações de meditação guiada – YogaMudra (no YouTube); aplicativo Insight Timer; a terapêutica energética e orientadora de meditação Manuela de Souza também usa o seu perfil @manusouzaleite para guiar os interessados no autoconhecimento; @janela.da.luz; @tiagohurtado_pvt; tadashikadomoto são outros perfis que disponibilizam a meditação guiada.

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