Acontece

Papa Francisco pede que governantes valorizem enfermeiros

Papa visitando um hospital pediátrico na cidade de Roma, em 2013. (Foto: Reprodução)
O Pontífice parabenizou a atuação desses profissionais durante a atual pandemia da Covid-19

Em mensagem para marcar o Dia Internacional do Enfermeiro, nesta terça (12), o Papa Francisco se dirigiu aos líderes das nações em favor desses profissionais. Em um texto assinado por ele mesmo, o pontífice começou destacando “a coragem e o sacrifício” dos profissionais de enfermagem, que “ajudam as pessoas afetadas pelo vírus, a ponto de colocar em risco sua própria saúde”, durante a atual pandemia da Covid-19.

Leia mais

OMS critica “cegueira” com a qual governos têm tratado a Covid-19

Papa Francisco em visita ao hospital Bambino Gesù, em 2013. (Foto: Reprodução/Vatican News)

Em seguida, Francisco pontuou que a pandemia revelou uma deficiência nos sistemas de saúde de muitos países e como os governos devem investir mais nos profissionais de saúde, especialmente nos enfermeiros. “Seu profissionalismo deve ser aprimorado com fornecimento de ferramentas científicas, humanas, psicológicas e espirituais adequadas para sua formação, melhorando suas condições de trabalho e garantindo seus direitos, para que possam prestar seus serviços com plena dignidade”, pediu o Papa aos governantes.

O Papa finalizou seu recado desejando concedendo aos enfermeiros sua Bênção Apostólica. “Que esta celebração anual destaque a dignidade do seu trabalho em benefício da saúde da sociedade como um todo”, desejou.