Acontece

Publicação de Jair Bolsonaro é apontada como falsa pelo Instagram

Post de Bolsonaro é apontado como fake news - Foto: Reuters/Adriano Machado/Montagem
O stories postado pelo presidente foi apontado como fake news pela ferramenta de checagem de fatos

Mais uma rede social apagou uma publicação de Jair Bolsonaro por apresentar informações falsas. O Instagram, por meio da ferramenta de checagem de fatos, classificou um stories relacionado ao coronavírus e compartilhado pelo presidente como fake news.

Presidente Jair Bolsonaro – Foto: Adriano Machado/Reuters

A postagem dizia ter havido menos mortes causadas por doenças respiratórias no Ceará entre 16 de março e 10 de maio deste ano do que no mesmo período de 2019. O presidente, aliás, chegou a escrever que havia “algo muito estranho no ar”. A Agência Lupa analisou a informação e verificou que era falsa. “Além de estarem desatualizados, os números citados no post incluem erroneamente mortes por outras causas, que não têm nenhuma relação com problemas respiratórios”, afirmou.

Leia Mais

Após repercussão negativa, Bolsonaro cancela churrasco

Dessa forma, a publicação foi ocultada, mas ainda é possível vê-la. Ainda assim, o usuário é imediatamente alertado sobre a “informação falsa”. Com assinatura do deputado estadual André Fernandes (sem partido), a postagem compartilhada por Bolsonaro dizia que os dados teriam sido extraídos do Portal da Transparência do Registro Civil.

A publicação foi apontada como fake news – Foto: Reprodução
Story com informação falsa compartilhado por Jair Bolsonaro – Foto: Reprodução

Após a atualização feita à 0h de segunda (11), os dados do Portal da Transparência do Registro Civil indicavam, segundo a Agência Lupa, 2.808 óbitos por doenças respiratórias no Ceará no período citado em 2019. O número, aliás, é bem menor do que as 3.217 mortes em 2020. Ou seja, houve aumento de pelo menos 409 casos, um acréscimo de 14,5%.

Leia Mais

Alexandre Ramagem nega intimidade com família Bolsonaro

Vale lembrar que no fim de março, o Twitter e o Facebook apagaram uma publicação de Jair Bolsonaro por entender que ela cria “desinformação” que pode “causar danos reais às pessoas”. A postagem era de um dos vídeos do passeio que o presidente fez no Distrito Federal, criando aglomeração e contrariando seu próprio ministro da Saúde na ocasião, Luiz Henrique Mandetta, que recomendou que as pessoas ficassem em casa como medida de enfrentamento ao novo coronavírus.

Twitter apaga duas publicações de Jair Bolsonaro por violar regras da rede social – Foto: Reprodução

O vídeo também foi apagado do Instagram, rede social que pertence ao Facebook. “Removemos conteúdo no Facebook e Instagram que viole nossos Padrões da Comunidade, que não permitem desinformação que possa causar danos reais às pessoas”, disse a empresa em nota.

Na ocasião, foi a primeira vez que o Twitter apagou postagens do presidente do Brasil. A companhia também apagou um post do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. A publicação de Maduro indicava uma receita caseira de uma bebida que poderia ser útil para curar a doença. Após apagar a postagem, o Twitter disse em nota que “anunciou recentemente em todo o mundo a expansão de suas regras para abranger conteúdos que forem eventualmente contra informações de saúde pública orientadas por fontes oficiais e possam colocar as pessoas em maior risco de transmitir Covid-19”.