Acontece

Covid-19: interior de Pernambuco é a grande preocupação

Neison Freire, pesquisador do Cieg que coordenou a pesquisa. (Foto: Reprodução/Pedro Alves/G1)
Apesar de concentrar mais pacientes, Recife ainda é a 64º no ranking de cidades com aumento de casos da doença no estado

Apesar de Recife ser o município com mais casos de Covid-19 em Pernambuco, é o 64º no ranking de cidades com aumento de casos da doença no estado. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Centro Integrado de Estudos Georreferenciados (Cieg) da Fundaj, divulgado nesta quarta (13), que mapeou o crescimento nos casos de Covid-19 em Pernambuco entre os dias 27 e 11 de maio.

A pesquisa mostra, por exemplo, que os municípios de Ibimirim e Passira tiveram um aumento de 600% no número de casos de coronavírus. Com índices um pouco inferiores, Pesqueira (500%), Bezerros (400%) e Escada (400%) também tiveram uma evolução na quantidade de casos confirmados.

O Centro Integrado de Estudos Georreferenciados fica na Fundaj, no bairro de Apipucos. (Foto: Reprodução)
Leia mais

Detox: a meditação pode ser um refúgio na quarentena (e depois)

O coordenador do Cieg, Neison Freire, entretanto, aponta que as cidades mais próximas da Região Metropolitana do Recife são as mais atingidas. “Apesar do avanço em direção ao interior, a pandemia aumenta consideravelmente os casos em cidades do entorno da região metropolitana, tais como Gravatá, Feira Nova e Rio Formoso”, destaca.

Mas o mapa revela também o sucesso que Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada vêm obtendo. A pesquisa mostra que esses municípios têm apresentado baixas variações percentuais no número de casos, o que significa que ele estão conseguindo controlar a disseminação do novo coronavírus.