À mesa

Forneria 1121: a irresistível Deep Chicago Pizza no Recife

Deep Chicago Pizza da Forneria 1121 - Foto: Divulgação

Por Bruno Albertim

A pizza surgiu como artigo popularíssimo em Nápolis, vendida na rua para todas as camadas sociais. E foi ganhando mais e mais atributos gastronômicos através dos tempos.

Acredita-se que em 1943, os ítalo-americanos Ike Sewell e Ric Riccardo criaram, na Pizzeria Uno, a Deep Dish Pizza: uma pizza inacreditavelmente alta, camadas abundantes de queijo dentro da massa assada, como diz o nome, numa panela funda de aço. Cara de torta, sabor intenso de pizza.

Leia Mais

Kisu: alta gastronomia japonesa de influência americana

No Recife, o restauranteur Otávio Bandeira de Melo, das Forneria 1121 e Forneria Lab, é pioneiro em trazer a iguaria, também conhecida apenas como Pizza Deep Chicago. Suas versões competem em qualidade com as originais feitas na própria cidade de Chicago – a maior parte entregue com um zelo impecável nos serviços de delivery desta quarentena.

Deep Pizza de Marguerita – Foto: Divulgação

Com farinha italiana bem trabalhada, a massa é macia e com uma leve capa de crocância e ótima digestibilidade. E a muçarela, de pouquíssima gordura residual, faz de uma mordida um convite à próxima. Tradicionalmente, os molho de tomate é colocado por cima do recheio, mantendo a umidade do recheio. Há os sabores cativantes e tradicionais, como pepperoni. Mas se quer algo que é luxo puro para o paladar, tente a de brie, em camadas generosas, com um mel trufado para ser dosado à parte. Abra um tinto leve e a epifania é garantida.

Deep Pizza de Pepperoni – Foto: Divulgação

E, sim, para os tradicionalistas, a Forneria faz também a versão conhecida como New York Style: um pouco mais grossa que a napolitana, mas ainda ainda assim fina e crocante para que seja dobrada e comida com as mãos . Em Nova York, usar talher para devorá-la é quase uma heresia.

Pizza New York Style – Foto: Divulgação

Forneria 1221 e Forneria Lab. Pizzas a partir de R$ 32. Deep dish, em preços promocionais a partir de R$ 39,90. Pelo iFood ou em delivery direto via WhatsApp: 99724-3695.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar