Política

Nelson Teich pede demissão do Ministério da Saúde

Ex-ministro da Saúde Nelson Teich - Foto: Júlio Nascimento/PR
O oncologista ficou menos de um mês no cargo, com alguns desgastes diante do presidente Bolsonaro

Nelson Teich surpreendeu a todos, na tarde desta sexta-feira (15), ao pedir demissão do Ministério da Saúde. Menos de um mês à frente da pasta, o oncologista sofreu alguns desgastes diante do presidente Jair Bolsonaro. Aliás, o Chefe do Executivo Nacional, em mais de uma vez, descredibilizou falas do, agora, ex-ministro. Uma coletiva de imprensa está marcada para a tarde desta sexta-feira (15) para esclarecer a exoneração.

Ministro da Saúde Nelson Teich – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Leia Mais

“É guerra, tem que jogar pesado”, diz Bolsonaro sobre governadores

Nos últimos dias, Nelson Teich se encontrava em uma “sinuca de bico” diante do presidente Bolsonaro. Isso porque o até então ministro também se mostrou muito técnico, tal qual era Luiz Henrique Mandetta. Teich se mostrou defensor do isolamento social e, aliás, chegou a afirmar que o lockdown poderia ser uma solução para algumas regiões do Brasil. Isso vai na via contrária ao pensamento defendido publicamente por Jair Bolsonaro. O até então ministro chegou a ser surpreendido, em uma coletiva de imprensa, com um decreto do presidente em classificar academias, salões de beleza e barbearias como serviços essenciais, o que possibilitaria o funcionamento desses estabelecimentos durante a pandemia.

A relação de Teich e Bolsonaro se desgastou nos últimos dias – Foto: Divulgação

Além disso, nesta semana, Teich foi descredibilizado publicamente pelo presidente sobre o assunto do uso da cloroquina. O oncologista afirmou que o medicamento não deve ser usado de forma descabida para o tratamento da Covid-1. Devido aos vários efeitos colaterais, o remédio, segundo o atual ex-ministro, só deve ser ministrado para pacientes com o aconselhamento de um médico especializado. Diante do posicionamento de Nelson Teich, Jair Bolsonaro foi duro em afirmar que o uso do medicamento deveria ser defendido pelo ministro e, aliás, cobrou sintonia entre seu pensamento e o de Teich. O médico chegou a ser convocado, no início desta semana, para uma reunião com o presidente no Planalto para tratar dos assuntos.

O médico deixou o cargo em menos de um mês – Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Diante da demissão de Teich, muito se fala sobre quem poderia ser o substituto no comando do Ministério da Saúde. O nome mais cotado para assumir a pasta é o atual número 2 no ministério, o general de divisão Eduardo Pazuello. Aliás, segundo a colunista Carla Araújo, o nome do militar conta com forte apoio dos generais que ocupam ministérios no Palácio do Planalto, incluindo militares no próprio Ministério da Saúde.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar