Política

Saiba quem é Eduardo Pazuello, que assume interinamente a Saúde

O General Eduardo Pazuello era o "número 2" do Ministério da Saúde. (Foto: Reprodução)
O general é um dos nomes cotados para assumir a pasta definitivamente

O pedido de demissão de Nelson Teich do Ministério da Saúde em meio à pandemia, nesta sexta (15), exigiu a tomada rápida de medidas. Agora, quem assume interinamente o cargo deixado por Teich é o secretário-executivo do Ministério da Saúde, general Eduardo Pazuello. Foi ministro da Casa Civil, Braga Neto, quem confirmou a novidade ainda nesta sexta (15). A expectativa, entretanto, é de que em breve o general seja nomeado para assumir a pasta definitivamente.

O general Pazuello é formado na Aman, mesma instituição na qual Jair Bolsonaro estudou. (Foto: Mário Oliveira/SEMCOM)

Pazuello é carioca, tem 36 anos e formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), mesma instituição pela qual Jair Bolsonaro ingressou na vida militar. No Exército, comandou o 20° Batalhão Logístico Paraquedista e foi Diretor do Depósito Central de Munição, ambos no Rio. Em 2014, foi promovido a General-de-Brigada, e em 2018 a General de Divisão.

Leia mais

Saiba o que pode e o que não pode no ‘lockdown’ do Recife

Mas o general já trabalha para o governo desde a época do presidente Michel Temer. Em 2018, como General de Divisão, ele coordenava a Operação Acolhida, responsável pelos trabalhos relacionados aos cidadãos venezuelanos que chegaram ao Brasil por Roraima, fugindo na crise no país vizinho. Depois de deixar o cargo, ele assumiu o comando da 12ª Região Militar, no Amazonas. Nesse último posto Pazuello permaneceu até assumir a “posição número 2” do Ministério da Saúde, em 22 de abril deste ano.

Teich e Pazuello em coletiva do Ministério da Saúde em coletiva no dia 11 de maio. (Foto: Júlio Nascimento/PR)

De acordo com informações do jornal Correio Braziliense, Eduardo Pazuello foi colocado no cargo por Jair Bolsonaro, não por Nelson Teich. Ainda assim, vale lembrar que, na época, o então ministro da saúde anunciou seu “número 2” com confiança. “Nesses poucos dias que eu estou aqui, a impressão que eu tenho é que a gente precisa ser muito mais eficiente do que a gente é hoje. A gente está falando de logística, de compra, de distribuição, e ele é uma pessoa muito experiente nisso”, disse Teich.

Eduardo Pazuello, porém, não é o único nome cotado para assumir a pasta. O deputado federal Osmar Terra, que foi considerado na época da demissão de Mandetta, ainda tem chances de assumir o cargo. Outro nome possível é Nise Yamaguchi, oncologista pró uso de cloroquina em pacientes nos estágios iniciais da contaminação por coronavírus. Segundo informações da CNN Brasil, inclusive, Nise se reuniu com Bolsonaro nesta sexta (15), minutos antes do encontro entre o presidente e Teich no qual o então ministro da saúde pediu demissão do cargo.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar