Acontece

Primeiro dia de rígida quarentena tem fiscalizações no Recife

Cerca de 500 profissionais irão fiscalizar o 'lockdown' no Recife - Foto: Léo Malafaia
Além da capital pernambucana, outras quatro cidades da RMR estão em 'lockdown'

Começa a valer, neste sábado (16), o decreto do Governo de Pernambuco que estabelece rígida quarentena em cinco municípios da RMR. No Recife, o ‘lockdown’ conta com um esquema especial de fiscalizações em estabelecimentos e circulação de pessoas. Aliás, mais de 500 profissionais foram designados para a operação na capital pernambucana.

Cerca de 500 profissionais irão fiscalizar o ‘lockdown’ no Recife – Foto: Léo Malafaia
Leia Mais

Saiba o que pode e o que não pode no ‘lockdown’ do Recife

Foram instalados pela cidade, ao todo, 16 pontos de fiscalização de trânsito. Neles, agentes da Autarquia de Trânsito Transporte Urbano do Recife (CTTU) e da Polícia Militar (PM) atuarão controlando o fluxo de veículos pela cidade. Os condutores devem obedecer ao rodízio de placas pares e ímpares, de acordo com o dia do mês. Ainda assim, os táxis e trabalhadores que atuam em alguns serviços essenciais poderão circular livremente. Durante a quarentena, a apreensão de veículos que descumprirem o rodízio está autorizada.

Fiscalização do rodízio de veículos – Foto: Neide Andrade/Divulgação
Fiscalização do rodízio de veículos – Foto: Neide Andrade/Divulgação

A Guarda Municipal do Recife fará rondas para fiscalizar a circulação de pessoas em vias públicas. Em caso de descumprimento da quarentena, os oficiais orientarão as pessoas a voltar para casa. Aliás, qualquer cidadão circulando em via pública poderá ser abordado e questionado sobre o motivo de estar na rua. Além disso, vale lembrar, o uso de máscaras é obrigatório. A Prefeitura do Recife também higienizará locais públicos de maior circulação, como mercados. Além disso, equipamentos de proteção, como máscaras e álcool em gel, serão distribuídos em locais de maior aglomeração.

Operações de orientação acontecem em mercados do Recife – Foto: Thiago Tião/Divulgação
Higienização de locais de grande circulação – Foto: Thiago Tião/Divulgação

Com isso, juntamente à chuva que caiu na manhã deste sábado (16), a circulação de pessoas no Recife diminuiu bastante em comparação aos outros dias. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, Pernambuco registrou, nas últimas 24h, 2.279 novos casos de coronavírus. Além disso, 80 óbitos pela doença foram confirmados laboratorialmente.

Ruas de Camaragibe tiveram redução no fluxo de pessoas – Foto: Reprodução/TV Globo