Política

Ministro Barroso toma posse como novo presidente do TSE

Barroso é ministro do STF e assume a presidência do TSE pelos próximos 2 anos. (Carlos Moura/Divulgação STF)
Em seu discurso de posse, o ministro do STF fez uma declaração que soa como "indireta" a Bolsonaro e Weintraub

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e Luiz Edson Fachin tomaram posse como novos presidente e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), respectivamente, nesta segunda (25). Na cerimônia de posse, que aconteceu remotamente, Barroso fez um discurso em prol da educação.

Em seu discurso de posse, Barroso fez uma declaração que soa como referência direta a afirmações polêmicas de Bolsonaro e Weintraub na reunião ministerial de 22 de abril. (Foto: Reprodução)

“Precisamos armar o povo com educação, cultura e ciência”, declarou. A afirmação acontece três dias após a divulgação do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, na qual o presidente Jair Bolsonaro defendeu que o acesso ampliado de armas à população e o ministro da Educação, Weintraub, atacou a integridade dos decanos do STF.

Leia mais

Sem testes em massa, Brasil precisa de confinamento, diz OMS

Fachin e Barroso assumem o TSE num momento de adiamento iminente das eleições municipais de 2020. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Barroso e Fachin assumem a Côrte num momento de adiamento iminente das próximas eleições municipais, ainda previstas para outubro desse ano, mas ameaçadas pela pandemia do novo coronavírus.  “Em caso de adiamento [das eleições], ele deverá ser pelo prazo mínimo inevitável. Prorrogação de mandatos, mesmo que por prazo exíguo, deve ser evitada até o limite”, pontuou o novo presidente do TSE.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar