Acontece

Pesquisadores querem criar máscara ultra fina

Uma das opções de design para as máscaras de grafeno. (Foto: Reprodução)
O engenheiro ambiental do Grupo Ambipar explicou que a produção é possível graças ao grafeno, o "material do futuro"

Em todo o mundo, pesquisadores têm estudado maneiras de criar máscaras de proteção que ofereçam mais conforto às pessoas, além, é claro, da eficácia garantida. Pensando nisso, o engenheiro ambiental Gabriel Estevam Domingos, do Grupo Ambipar, desenvolveu algumas imagens para ilustrar como seriam as máscaras ultra finas feitas a partir do que os cientistas apelidaram de “material do futuro”: grafeno.

O engenheiro ambiental Gabriel Estevam Domingos no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento do Ambipar. (Foto: Reprodução)
Leia mais

Aracy Balabanian está internada por insuficiência respiratória

De acordo com Domingos, as vantagens das máscaras de grafeno são muitas. Entre elas, estão a durabilidade, maleabilidade, design moderno e baixo impacto visual, uma vez que são transparentes. Além disso, o equipamento de proteção não custa caro. Ainda segundo o engenheiro ambiental, com apenas 1 grama de óxido de grafeno é possível produzir dezenas de milhares de máscaras.

Além de ser capaz de ter 99,% de eficácia contra vírus, bactérias, fungos e outros microorganismos nocivos à saúde, amáscara em desenvolvimento pode ter uma durabilidade maior. A sugestão é que ela tenha uma vida útil de 24 horas contínuas. “Trata-se de um nanomaterial leve e resistente”, explica Domingos, à frente das pesquisas com grafeno no laboratório do Grupo Ambipar.

Com informações do site Alô Alô Bahia (BA), parceiro do site Roberta Jungmann (PE) e do Portal IN (CE) na campanha Nordeste Unido.