Acontece

Segundo pesquisa, maioria dos profissionais de saúde teme Covid-19

Profissionais da saúde - Foto: Reprodução/RPC
Os dados foram apresentados pela Fundação Getulio Vargas (FGV)

Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), cerca de 89% dos profissionais de saúde sentem medo do coronavírus. Aliás, o percentual é ainda mais alto entre agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate às endemias (ACE), no qual chega a 91,3%. Entre os médicos o medo é de 77,7%, já entre os enfermeiros é de 84,3%. Além disso, os profissionais de categorias relacionadas ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família, ou à gestão e administração dos equipamentos de saúde, chega a 88, 2%.

Agentes Comunitários de Saúde – Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Leia Mais

Sem testes em massa, Brasil precisa de confinamento, diz OMS

A região Norte é a que concentra a maior parte dos profissionais com tal temor (92,3%). Em seguida está a região Nordeste, com 90,6%, seguida do Sudeste (87,2%), do Sul (85%) e, por último, do Centro-Oeste (82,2%). “Essas são as regiões com menos treinamento, menos apoio governamental e onde os profissionais se sentem menos preparados”, afirmou Gabriela Lotta, professora da FGV e coordenadora do núcleo responsável pelo levantamento.

Socorristas chegam com paciente a hospital – Foto: Sérgio Lima/Poder360

A pesquisa foi realizada através da entrevista online de 1.456 profissionais da saúde pública, de todas as regiões do Brasil e áreas de atuação, entre os dias 15 de abril e 1º de maio. Aliás, o levantamento mostra que apenas 15% dos profissionais se sentem preparados para enfrentar a pandemia do coronavírus. Entre os ACS e AES, os números são ainda menores (7,6%). “Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias são historicamente os mais precarizados dentro do SUS”, contou Lotta. Além disso, segundo a pesquisadora, o grupo é o último a ter acesso a equipamentos na cadeia dos profissionais de saúde.

De maneira geral, os profissionais não se sentem apoiados pelos governos, mas em níveis diferentes. Em relação ao Governo Federal, 67% dos entrevistados sentem que não recebem apoio. O número, aliás, cai para 56% em relação ao Governo Municipal e para 51% diante do Governo Estadual.

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz