Política

Aliados de Bolsonaro são alvo de operação da PF contra fake news

Carla Zambelli e Luciano Hang estão entre os investigados - Foto: Montagem
Roberto Jefferson, Luciano Hang e Carla Zambelli estão entre os investigados no inquérito

A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quarta-feira (27), uma operação que investiga ataques a membros do STF através de fake news. Entre os alvos estão oito deputados bolsonaristas, além de apoiadores do presidente. A investigação dos políticos não inclui mandados de busca e apreensão, mas o ministro Alexandre de Moraes determinou que eles sejam ouvidos em dez dias. Além disso, as postagens realizadas até então devem ser preservadas para teor investigativo. Trata-se da investigação de Bia Kicis (PSL-DF), Carla Zambelli (PSL-SP), Daniel Silveira (PSL-RJ), Filipe Barros (PSL-PR), Luiz Phillipe Orleans e Bragança (PSL-SP), Cabo Junio Amaral (PSL-MG), Douglas Garcia (PSL-SP) e Gil Diniz (PSL-SP).

Carla Zambelli – Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Leia Mais

Celso de Mello solicita apreensão do celular de Bolsonaro

Enquanto isso, apoiadores do presidente estão entre os alvos de 29 mandados de busca e apreensão realizados pela PF nesta quarta-feira (27). Entre os investigados estão o ex-deputado federal Roberto Jefferson, o empresário Luciano Hang e os blogueiros Allan dos Santos e Winston Lima. O principal foco da operação, aliás, é um grupo suspeito de coordenar uma rede de divulgação de fake news contra autoridades, além de possíveis financiadores desta equipe.

Luciano Hang e Jair Bolsonaro – Foto: Reprodução

Após a determinação de Alexandre de Moraes, deputados atingidos começaram a se manifestar. Carla Zambelli, por exemplo, chamou a decisão do ministro do STF de “absurdo” e defendeu que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, analise pedidos de impeachment de Moraes. Bia Kicis, por outro lado, pediu que os apoiadores do presidente levantassem a hashtag ILEGAL no Twitter, contra o inquérito. Já o empresário Luciano Hang negou qualquer envolvimento em atentados contra ministros do STF e defendeu a liberdade de expressão. “A mídia é importante neste país para levar boas notícias, notícias verdadeiras. Todas as coisas que eu faço, eu coloco nas minhas redes sociais, ou seja, eu fabrico notícia e coloco elas nas minhas redes sociais para que todo mundo tenha a minha posição sobre qualquer assunto. Isso se chama liberdade de expressão. Este país é um país democrático. Nós temos que temos que ter a liberdade de expressão, a liberdade de pensamento”, afirmou em vídeo nas redes sociais.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar