Acontece

Morre o acadêmico nordestino Murilo Melo Filho

Murilo estava com 91 anos de idade. (Foto: Alaor Filho/Estadão)
Ele ocupava a Cadeira nº 20 da Academia Brasileira de Letras

Faleceu, na manhã desta quarta (27), o jornalista e 6º ocupante da Cadeira nº 20 da Academia Brasileira de Letras, Murilo Melo Filho. Aos 91 anos, ele sofreu falência múltipla de órgãos no Hospital Pró-Cardíaco, no Rio, segundo informou a ABL em nota à imprensa. O sepultamento será no mausoléu da ABL, na capital fluminense, mas não haverá velório para evitar aglomeração.

Leia mais

Zeca Camargo deixa a Globo depois de 24 anos

Marco Lucchesi, presidente da Academia Brasileira de Letras. (Foto: Daniel Marenco/Folhapress)

Confira, abaixo, a nota de pesar de Marco Lucchesi, presidente da ABL:

Murilo Melo Filho foi um dos grandes jornalistas brasileiros da segunda metade do século XX. Acompanhou de perto a política nacional, a construção de Brasília e a guerra do Vietnã. Conheceu inúmeros chefes de Estado, a quem dedicou páginas antológicas, dos mais variados espectros políticos.  Foi também um acadêmico exemplar, assíduo, com a disposição de emprestar seu talento aos mais diversos cargos e serviços na Academia. Guardo a imagem de um homem bom, de uma alta sensibilidade humana, voltada sobretudo para os mais vulneráveis e desprovidos. Um momento de tristeza.

Murilo Melo Filho cumprimentando John F. Kennedy. (Foto: Reprodução/CCMJ)
Trajetória

Natural de Natal, no Rio Grande do Norte, era formado em Direito e trabalhou durante anos como repórter de política, com passagem pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Manchete. Chegou a lecionar uma disciplina de técnica jornalística na Universidade de Brasília e foi o primeiro jornalista brasileiro a cobrir a Guerra do Camboja. Em 1999, sucedeu Aurélio de Lyra Tavares na Cadeira nº 20 da ABL.