Acontece

Trump rompe relações dos EUA com Organização Mundial da Saúde

Donald Trump, presidente dos EUA, e Tedros Adhanom, diretor da OMS. (Foto: Reprodução/Montagem)
O presidente norte-americano vem de desentendendo com a entidade há algum tempo

O presidente norte-americano Donald Trump anunciou, durante coletiva nesta sexta (29), que está rompendo relações com a Organização Mundial da Saúde (OMS). “Eles não fizeram as reformas solicitadas e muito necessárias”, declarou Trump. Ele também acusou a entidade de lidar com a pandemia da Covid-19 sob a ótica dos interesses da China.

Leia mais

Vivara doa R$ 1 milhão a comunidades vulneráveis durante pandemia

Trump fez o anúncio durante coletiva de imprensa na Casa Branca, nesta sexta (29) — Foto: Jonathan Ernst/Reuters

“O mundo está sofrendo agora como resultado dos malfeitos do governo chinês”, disse Trump. Ele anunciou que, a partir de agora, destinará para outras iniciativas as verbas que os EUA até então disponibilizavam para a OMS. “O mundo precisa de respostas da China sobre o vírus. A gente precisa de transparência”, concluiu.

O novo coronavírus surgiu na cidade de Wuhan, na China — Foto: Reprodução/BBC
Leia mais

Retomada das atividades econômicas em PE pode acontecer em junho

Trump vem se desentendendo com a OMS há algum tempo. Em abril, aliás, já havia anunciado a suspensão de verbas estadunidenses para a entidade, mas o corte final de relações aconteceu somente hoje (29). De acordo com informações do portal G1, o presidente ainda estuda expulsar milhares de estudantes chineses de universidades norte-americanas para evitar espionagem.