Acontece

Manifesto pela democracia une personalidades de várias ideologias

Personalidades assinam manifesto a favor da democracia - Foto: Montagem
Entre os nomes que assinaram o documento estão Fernanda Montenegro, Luciano Huck e Fernando Henrique Cardoso

Um grupo de artistas, políticos, intelectuais, cientistas, organizações, empresas e pessoas de diferentes setores da sociedade se uniu em “defesa da vida, da liberdade e da democracia”. O movimento Estamos Juntos, foi divulgado neste sábado (30) em diversos jornais. Aliás, o documento já conta com mais de 6 mil assinaturas de personalidades de diversas ideologias. O manifesto exige que autoridades e lideranças políticas exerçam seu papel diante da crise sanitária, política e econômica que atravessa o país. Além disso, o texto foi publicado no site criado pelo movimento.

Manifesto – Foto: Reprodução
Leia Mais

Olavo de Carvalho ataca Alexandre de Moraes em programa online

A ideia do movimento surgiu após um grupo de autoras e atrizes do Rio de Janeiro, encabeçado pela roteirista Carolina Kotscho, se unirem para fazer uma nota de repúdio às declarações da então secretária nacional de Cultura, Regina Duarte. Em entrevista à “CNN Brasil”, a atriz minimizou os casos de tortura e as mortes causadas pela ditadura militar no país. O movimento cresceu e ganhou aderência de diversos setores.

Regina Duarte em entrevista à CNN – Foto: Reprodução

O escritor e colunista Antonio Prata, um dos organizadores do movimento, explica que a intenção do movimento e do manifesto é unir personalidade, políticos e cidadãos de diferentes setores da sociedade e matizes ideológicos em defesa das instituições e contra um golpe contra a democracia.

“Temos Freixo, Fernando Henrique Cardoso, Boulos e Armínio Fraga no mesmo movimento. A intenção é barrar a ideia de um golpe. Eduardo Bolsonaro disse que não é uma questão de se, mas de quando. Bolsonaro passou a vida defendendo a ditadura e um golpe. Precisamos voltar a discordar dentro do rinque que é a democracia “, contou Prata.

A lista inicial conta com nomes que vão desde o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) ao cantor Lobão. Além disso, o manifesto reúne personalidades como o apresentador e empreendedor Luciano Huck, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a economista Elena Landau, o ex-ministro da Educação Renato Janine, o advogado criminalista Antonio Cláudio Mariz e o escritor Antonio Prata.

Leia Mais

Aliados de Bolsonaro são alvo de operação da PF contra fake news

De acordo com o manifesto, “como aconteceu no movimento Diretas Já, é hora de deixar de lado velhas disputas em busca do bem comum. Esquerda, centro e direita unidos para defender a lei, a ordem, a política, a ética, as famílias, o voto, a ciência, a verdade, o respeito e a valorização da diversidade, a liberdade de imprensa, a importância da arte, a preservação do meio ambiente e a responsabilidade na economia”.

“A esquerda vem falando muito só a esquerda. A ideia é ter um manifestado de frente ampla. 70% da população rejeita Bolsonaro. Há um discurso que é muito conveniente para o Bolsonarismo de que existe uma luta entre o bolsonarismo e a corrupção petista. De que só existem esses dois polos na sociedade. Se você não está com Bolsonaro, você é favor da corrupção. Não é verdade”, explicou Prata. Ele, aliás, adianta que há outras inúmeras ações sendo pensadas. “Vamos fazer um festival de música – uma espécia de Virada Democrática – em transmissão online para dar visibilidade e aglutinar ainda mais pessoas para essa luta”, completou.

Antonio Prata – Foto: Folhapress

O movimento pede a união dos setores democráticos da sociedade, apesar das ideias diferentes. “Queremos combater o ódio e a apatia com afeto, informação, união e esperança. Vamos juntos sonhar e fazer um Brasil que nos traga de volta a alegria e o orgulho de ser brasileiro”, diz o manifesto.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz