Política

Celso de Mello arquiva pedido de apreensão de celular de Bolsonaro

Celso de Mello arquiva apreensão do celular de Bolsonaro - Foto: Montagem
O procurador-geral da República, Augusto Aras, já havia se manifestado contra a apreensão dos aparelhos

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou na segunda-feira (1°) o pedido de partidos para que fossem apreendidos celulares do presidente Jair Bolsonaro e do filho, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ). Aliás, o procurador-geral da República, Augusto Aras, já havia se manifestado no STF contra a apreensão dos aparelhos. Para ele, como a investigação é competência do MPF, não cabe intervenção de terceiros no processo, como no caso de partidos e parlamentares.

Augusto Aras foi indicado à PGR por Jair Bolsonaro em 2019 – Foto: Adriano Machado/Reuters
Leia Mais

Jair Bolsonaro participa de ato em Brasília montado em cavalo

Na decisão, o decano do STF fez questão de reafirmar a posição da Corte “neste singular momento em que o Brasil enfrenta gravíssimos desafios”. “Torna-se essencial reafirmar, desde logo, neste singular momento em que o Brasil enfrenta gravíssimos desafios, que o Supremo Tribunal Federal, atento à sua alta responsabilidade institucional, não transigirá nem renunciará ao desempenho isento e impessoal da jurisdição, fazendo sempre prevalecer os valores fundantes da ordem democrática e prestando incondicional reverência ao primado da Constituição, ao império das leis e à superioridade político-jurídica das ideias que informam e que animam o espírito da República”, disse Celso de Mello.

Ministro Celso de Mello – Foto: Felipe Sampaio/SCO/STF

Os pedidos de apreensão dos celulares foram feitos pelo PDT, PSB e PV e também eram direcionados ao ex-ministro Sérgio Moro; ao ex-diretor-geral da PF, Maurício Valeixo; e à deputada Carla Zambelli. A intenção era realizar novas diligências como desdobramentos da investigação sobre a suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal (PF).

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar