Acontece

Papa Francisco diz ser intolerável qualquer forma de racismo

Papa Francisco - Foto: Reprodução/YouTube
O sumo pontífice prestou apoio aos manifestantes, mas condenou atos violentos

O Papa Francisco afirmou, nesta quarta-feira (3), que considera intolerável qualquer forma de racismo. A mensagem se referiu aos protestos que acontecem nos Estados Unidos após a morte de George Floyd. Além disso, o sumo pontífice condenou a violência registrada em parte das manifestações.

Papa Francisco – Foto: AFP
Leia Mais

Obama apoia manifestações, mas condena violência

“Não podemos tolerar nem fechar os olhos diante de nenhuma forma de racismo ou de exclusão e pretender defender o caráter sagrado de toda vida humana”, disse Francisco em sua audiência. Logo após ele afirmou que “nada se ganha” com reações violentas como as registradas nos últimos dias. Mais de 9 mil pessoas foram presas em oito dias de protestos contra o racismo em dezenas de cidade dos Estados Unidos, de acordo com a Associated Press.

‘Justiça para George [Floyd]’, diz cartaz segurado por manifestante em frente ao hotel de Donald Trump, em Nova York – Foto: Eduardo Munoz/Reuters
Veículo militar passa em Washington diante de manifestantes em protesto antirracista – Foto: Alex Brandon/AP Photo

“Ao mesmo tempo, devemos reconhecer que a violência das últimas noites é autodestrutiva. Nada se ganha com a violência e muito se perde”, afirmou Francisco em uma mensagem específica aos fiéis dos Estados Unidos. “Acompanho com grande preocupação os dolorosos distúrbios sociais que estão acontecendo em sua nação nos últimos dias, após a trágica morte do senhor George Floyd”, disse o pontífice.

George Floyd, de 46 anos, foi morto asfixiado por um policial – Foto: Reprodução

Francisco disse que estava rezando ao lado da Igreja dos Estados Unidos e de seus fiéis “pelo descanso da alma de George Floyd e de todos os demais que perderam suas vidas pelo pecado do racismo”. “Rezamos pelo conforto das famílias e amigos enlutados e rezamos pela reconciliação nacional e a paz que ansiamos “, disse o Papa.