TV e Cinema

GloboNews tem bancada 100% negra para discutir racismo

Programa "Em Pauta" da GloboNews - Foto: Reprodução
A emissora foi criticada por apresentar o assunto apenas com jornalistas brancos no programa

A GloboNews ouviu o público e promoveu uma edição histórica do programa Em Pauta na noite de quarta-feira (3). Após a emissora ser criticada nas redes sociais por só ter jornalistas e comentaristas brancos falando sobre racismo, a atração contou com um time de profissionais negros para debater o assunto.

GloboNews monta bancada negra para discutir racismo – Foto: Reprodução
Leia Mais

William Waack é criticado durante cobertura de atos antirracistas

O apresentador Marcelo Cosme começou o Em Pauta dizendo que eles entenderam o recado dos internautas e, por isso, convidaram um time 100% negro. Além disso, ele afirmou que o objetivo era “discutir um tema, que eles conhecem muito bem porque o enfrentam em suas vidas”. O jornalista Heraldo Pereira assumiu o comando do programa, que contou com a participação de cinco jornalistas negras: Maria Júlia Coutinho, Zileide Silva, Aline Midlej, Flávia Oliveira e Lilian Ribeiro. Além disso, Zileide Silva e Flávia Oliveira foram anunciadas como as novas comentaristas fixas do Em Pauta.

Em ambos os dias, o programa abordou a onda de protestos contra o racismo que acontece nos Estados Unidos depois da morte de George Floyd, sufocado por um policial branco em Minneápolis. No início do programa, as jornalistas relataram experiências de racismo sofridas por elas ao longo de suas vidas.

Nas redes sociais, a atitude da GloboNews foi elogiada pelos internautas. Muitos, aliás, apontaram a edição como histórica. Enquanto isso, outros apoiavam com um tom um pouco mais crítico, lembrando que um programa apresentado por negros deveria ser comum no Brasil, já que a maioria da população é negra.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar