Acontece

Pernambuco é destaque em matéria do jornal britânico The Guardian

O secretário de saúde e o governador de Pernambuco aparecem em matéria do tradicional impresso britânico — Foto: Reprodução/Montagem
O veículo entrevistou André Longo e citou Paulo Câmara em matéria publicada no domingo (7)

O cardiologista André Longo, secretário de saúde de Pernambuco, foi entrevistado pelo jornal britânico The Guardian, em matéria sobre a não divulgação, por parte do governo federal, de óbitos por Covid-19 no Brasil. Longo foi o único secretário estadual de saúde entrevistado pela reportagem, que foi publicada nesse domingo (7).

Leia mais

Esquema drive thru entra em vigor nos shoppings de PE

O título da reportagem é “Brasil para de divulgar dados de mortos por Covid-19 e apaga dados do site oficial” — Foto: Reprodução

O secretário de saúde falou sobre as declarações feitas por Carlos Wizard em entrevista à colunista Bela Megale, do jornal O Globo, publicada na sexta (5). “Tinha muita gente morrendo por outras causas e os gestores públicos, puramente por interesse de ter um orçamento maior nos seus municípios, nos seus estados, colocavam todo mundo como covid. Estamos revendo esses óbitos”, disse Wizard, que até então colaborava com o Min. da Saúde como conselheiro.

André Longo criticou a fala de Wizard. “Somente alguém que não conhece o sistema público de saúde poderia fazer essa afirmação”, disse Longo ao Guardian. “Mancha a história da saúde pública brasileira”, concluiu.

Além de Longo, o tradicional impresso britânico citou Paulo Câmara, reproduzindo em inglês a seguinte publicação do governador feita no sábado (6):