Política

Pazuello rebate críticas de falta de transparência da Saúde

Desde a saída de Teich, o general Eduardo Pazuello comanda a Saúde como ministro interino — Foto: Marcelo Corrêa/PR
O ministro interino da pasta também falou sobre um novo modelo de divulgação dos dados da Covid-19 no país

O general Eduardo Pazuello, ministro interino da Saúde, rebateu nesta terça (9) as críticas de que a pasta estaria escondendo os números da Covid-19 no Brasil. Desde a quarta-feira (4), o governo passou a divulgar a atualização de casos e óbitos às 22h, e não mais às 19h. Além disso, os dados deixaram de conter a quantidade total de infectados e de mortos registrados desde o começo da pandemia, passando a apresentar apenas os números registrados nas últimas 24 horas.

Painel Coronavírus, portal do Ministério da Saúde para divulgação dos números de Covid-19 — Foto: Reproduçao

Pazuello explicou que as mudanças não configuram falta de transparência do governo federal, porque a maneira como o Ministério da Saúde vinha divulgando antes da mudança não era satisfatória. “Uma tabela simples dizendo acumulado de mortes, acumulado de contaminados do Brasil não era uma informação digna para apresentar para o povo brasileiro. Se demorou, peço desculpas. Foram 20 dias de trabalho”, explicou Pazuello.

Leia mais

Pernambuco é destaque em matéria do jornal britânico The Guardian

O general também disse que Ministério da Saúde está desenvolvendo um novo modelo para apresentar os dados. Segundo ele, a proposta é organizar os números de óbitos por data de falecimento, e não mais por data de registro do falecimento. “Com isso, você vai ver exatamente o que aconteceu com mais transparência. Não tem nada a ver com o número de óbitos, nem número de registros, mas sim o lançamento do óbito no dia que ele morreu não no dia que ele foi registrado no boletim sanitário. E vai corrigindo os anteriores, aí você passa a observar exatamente a curva”, defendeu.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar