Acontece

Lojistas adotam grandes mudanças para reabertura do varejo

Novas regras serão estabelecidas nas lojas - Foto: Istock
Muitas restrições e medidas de segurança serão adotadas nos estabelecimentos

A vida pós-pandemia do coronavírus vem ganhando forma no Recife. Após duas semanas de “lockdown”, o Governo de Pernambuco lançou o plano de reabertura gradual do comércio. Nesta segunda-feira (15), os primeiros varejistas poderão abrir as portas. Ainda assim, o “novo normal” marca uma rotina ainda pouco conhecida pelos clientes e lojistas. Conversamos com três estabelecimentos conhecidos no Recife para saber quais serão as mudanças adotadas nesse primeiro momento de reabertura.

Loja de roupas – Foto: Divulgação
Leia Mais

Profissionais acreditam que home office continuará após quarentena

O empresário Heracliton Diniz, dono da Emporio HD, celebra o retorno ao trabalho. Ainda assim, ele admitiu que existem muitos cuidados a serem seguidos nesse primeiro momento. As clientes do estabelecimentos notarão mudanças já na chegada à loja. Isso porque a Emporio HD tomou precauções inclusive em seu estacionamento. Os manobristas da loja estarão com equipamentos de proteção completo – luvas, máscaras e protetores faciais. Além disso, os cuidados vão se estender aos carros. A direção do veículo será coberta por um plástico protetor, assim como os bancos. Além disso, para evitar ao máximo o contato entre os manobristas e as clientes, se houver vaga no estacionamento da loja, o carro será estacionado pelo próprio dono. Passando para dentro da loja, as medidas de segurança continuam. Logo na entrada, as clientes da Emporio HD recebem uma touca de proteção para os sapatos, luvas, máscara e álcool em gel.

As clientes também receberão um protetor para os pés – Foto: Divulgação
As clientes terão que passar álcool em gel na entrada – Foto: Divulgação
Luvas serão entregues na entrada – Foto: Divulgação

A Emporio HD possui seis provadores, mas apenas três deles estarão em funcionamento. Isso porque, segundo Heracliton Diniz, as clientes terão que ficar intercaladas, ou seja, um provador ocupado e outro vazio. Além disso, após o uso, o local será higienizado com álcool em gel e água sanitária. As cortinas também serão esterilizadas com um stimer vaporizador. Ainda assim, as clientes não poderão provar todas as roupas nem em quantidade excessiva. Serão no máximo dez peças por pessoa e, após cada atendimento, as roupas serão higienizadas e esterilizadas com stimer e voltarão para a loja em 24h. No caso de uma cliente querer experimentar uma roupa que esteja em “quarentena”, ela pode provar outro tamanho e se quiser realizar a compra, a peça no manequim certo será reservada para ser entregue em 24h.

As roupas da Emporio HD serão diariamente higienizadas antes de voltar à loja – Foto: Divulgação
Leia Mais

Mercado do luxo sofre bastante com o novo coronavírus

Enquanto isso, Bia Guirão também se prepara para reabrir sua loja. O estabelecimento também adotou grandes mudanças para voltar a receber os clientes. A empresária instalou um pedal de álcool em gel logo na entrada da loja. Dessa forma, não será necessário encostar em nenhuma estrutura para esterilizar as mãos. Além disso, uma mesa estará na entrada com uns saquinhos para que as clientes guardem as bolsas. Conhecida por receber muito bem as clientes, Bia afirmou que nesse primeiro momento não estará oferecendo bolo, café ou água, para evitar a retirada das máscaras dentro do estabelecimento. Além disso, apenas quatro clientes serão permitidas por vez na loja, mas em caso de aumento do fluxo, a marca adotará atendimento por hora marcada.

Pedal de álcool em gel da Bia Guirão Store – Foto: Divulgação

A loja de Bia Guirão possui quatro provadores, mas nesse primeiro momento estarão fechados. As clientes da casa que quiserem provar alguma peça poderão levar as roupas para experimentar em casa. Nesse caso, a loja disponibilizará uma embalagem para entrega do item. As peças que ficarem expostas na loja serão higienizadas duas vezes por semana com o stimer vaporizador. Enquanto isso, as roupas que serão entregues por delivery também passarão por processo de higienização e ficarão disponíveis 72h depois.

Os provadores ficarão fechados no primeiro momento – Foto: Divulgação
As roupas ficarão de quarentena enquanto estiverem sendo esterilizadas – Foto: Divulgação
Leia Mais

Novas regras serão adotadas para reabertura de lojas de roupa

Já a empresária Juliana Santos, da Dona Santa, também adotará diversas mudanças para a reabertura da loja. Uma das providências será o uso obrigatório de máscara e protetor facial por todos os profissionais do estabelecimento. Além disso, será delimitada uma distância mínima para contato entre os funcionários e os clientes. A quantidade de profissionais no estabelecimento também diminuirá diariamente e será feita a medição constante das temperaturas. Serão disponibilizados pontos de álcool 70% para clientes e funcionários higienizarem as mãos com frequência. A limpeza será reforçada nas áreas comuns da loja, com sanitização regular. Caso o cliente não possua máscara, a Dona Santa irá disponibilizar. Ainda assim, o acesso será restrito e limitado. Recipientes como xícaras e copos serão substituídos por descartáveis, para evitar o compartilhamento.

Loja Dona Santa, em Boa Viagem – Foto: Divulgação