Acontece

Uso de álcool na limpeza de elevadores pode causar incêndios

Elevador de condomínio na Vila Ema, em São Paulo — Foto: Rubens Cavallari/Folhapress
Associação estimula reforço na limpeza dos equipamentos durante a pandemia, mas alerta sobre riscos à segurança

Com o novo normal provocado pela pandemia do coronavírus, as pessoas estão mais atentas às medidas sanitárias nos lugares que frequentam. Mas a limpeza dos espaços comuns também exige atenção e cuidados. Os condomínios, por exemplo, não devem usar álcool na limpeza dos elevadores. Isso porque tal produto pode danificar o equipamento e até causar incidentes mais graves, como incêndios. O alerta é da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), maior entidade representativa no segmento no estado.

Leia mais

Pernambuco tem mais de 27 mil pacientes recuperados da Covid-19

José Roberto Graiche Júnior, presidente da AABIC — Foto: Divulgação

De acordo com a AABIC, o uso indiscriminado de álcool pode molhar os circuitos internos dos elevadores. Por causa disso, é desautorizada a aplicação nas alavancas de abertura das portas, áreas de contato, interfone e principalmente nos botões. “Apesar do incêndio ser pouco provável, o álcool pode entrar em contato com uma fonte externa, como chama ou faísca, incorrendo em explosões”, explica José Roberto Graiche Júnior, presidente da AABIC.

Um cliente usa um elevador enquanto mantém o distanciamento social — Foto: Noah Seelam/AFP

O painel de botões do elevador, inclusive, é um espaço de atenção redobrada, justamente por ser o componente mais utilizado pelos condônimos. Segundo a Associação, tanto o painel quanto os próprios botões devem ser higienizados com pano levemente umedecido com água e sabão neutro. Em seguida, a recomendação é passar um outro pano, seco e macio. O mesmo procedimento, aliás, deve ser feito nos paineis que já possuem capas de proteção.

Funcionárias usando máscaras em elevador — Foto: Jaime Reina/AFP
Leia mais

Ludmilla desabafa sobre Anitta: “eu tô entalada há muito tempo”

Consultada sobre esses perigos, a Atlas Schindler recomenda a observância de cuidados específicos também na limpeza das outras peças do elevador, como luminária, vidro, espelho, aço inoxidável, ladrilho e soleira. “Seja qual for o componente, a determinação permanece no sentido de evitar qualquer uso de álcool, incluindo aqueles com formulações menos inflamáveis, como o álcool 70%”, enfatiza o presidente da AABIC. Ainda assim, é importante que os condomínios continuem disponibilizando a substância perto dos elevadores, para higienizaçaõ das mãos.

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz