Malas Prontas

Brasileiros podem ser proibidos de entrar em Portugal

Atualmente, Portugal e o único país da União Europeia que aceita viajantes vindos do Brasil — Foto: Reprodução/Montagem
O premier disse que o país irá seguir determinações da União Europeia

Em meio às preparações de países europeus para abrirem suas fronteiras a nações fora do continente, Portugal pode deixar o Brasil de fora em sua lista. Foi o que disse o primeiro-ministro do país, António Costa, de acordo com informações da Folha de S. Paulo. O premier anunciou que Portugal seguirá as orientações da União Europeia (UE), mesmo que o bloco determine o veto à entrada de brasileiros no país.

Leia mais

Noronha planeja reabertura pós-Covid-19

António Costa, premier português — Foto: Patricia de Melo Moreira/AFP

Na semana passada, aliás, a UE já havia anunciado a abertura das fronteiras externas a partir do dia 1º de julho, de modo “gradual e parcial”. No entanto, a Comissão esclareceu que, inicialmente, proibiria a entrada de quem vive em locais nos quais a pandemia ainda não foi controlada. O Brasil, assim como Estados Unidos, Rússia e Reino Unido, se encaixa nessa definição. Atualmente, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins, somos o segundo país com mais casos e óbitos por Covid-19 no mundo. Comissão Europeia que, na última quinta, recomendou

Leia mais

Victoria’s Secret: crise vai além da pandemia

Rua Prata, em Lisboa, completamente vazia — Foto: Patricia de Melo Moreira/AFP

Por enquanto, segundo informações do jornal Extra, Portugal é a única nação europeia que continua aceitando viajantes vindos do Brasil, mas isso pode mudar. De acordo com António Costa, a partir do momento que houver sinalização por parte da Agência Europeia de Prevenção da Doença, as regras serão cumpridas. “Aquilo que desejamos é que um país-irmão como o Brasil rapidamente possa recuperar a sua situação epidemiológica e consiga preencher todos os critérios [para entrada na EU]”, completou o premier.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar