Acontece

Shopping RioMar apresenta seus novos protocolos para reabertura

RioMar Recife apresenta novos protocolos para reabertura do shopping - Foto: Montagem
Mesmo sem data certa para reabertura, o mall já está preparado e com diversas medidas de higiene

Com a reabertura do comércio no Recife, os shoppings da cidade criam grandes expectativas para quando voltarão a receber seus clientes. Ainda assim, o Governo de Pernambuco não estipulou, até o momento, quando isso acontecerá. Buscando mostrar seus novos protocolos de higiene e segurança, o Shopping RioMar Recife convidou o site Roberta Jungmann para conhecer, em primeira mão, as mudanças realizadas no mall. Aliás, todas as novas regras para reabertura do centro de compras receberam chancela do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo.

Shopping RioMar Recife – Foto: Divulgação
Leia Mais

Reabertura do varejo registra grande movimento no Recife

O novo método adotado pelo Shopping RioMar foi batizado de “redução de toque”, ou seja, busca trazer a menor interação física entre as pessoas e as estruturas do centro de compras. Ao todo, são quase 30 iniciativas que podem ser vistas pelo consumidor. Logo na entrada, os clientes notarão essas mudanças. As cancelas do estacionamento possuem sensor de aproximação, dessa forma, não será necessário tocar nos botões para retirar o castão de estacionamento. Além disso, esses cartões serão higienizados após cada uso.

Cancela do Shopping RioMar com sensor de aproximação – Foto: Paloma Amorim
Cartões do estacionamento serão higienizados após cada uso – Foto: Paloma Amorim

Na entrada principal do shopping, um tapete desinfectante foi instalado para limpeza dos sapatos. Os consumidores passam pelo primeiro tapete, que contém o produto desinfectante. Então, entram no centro de compras, onde enxugam os pés no tapete seguinte. Dessa forma, a entrada no mall se torna mais limpa e segura. Além disso, todos os colaboradores terão a temperatura aferida, mas se for exigido pelo governo, o RioMar se prepara para fazer o mesmo com os clientes. Além disso, para evitar aglomerações na entrada, foram instaladas sinalizações de distanciamento e fluxo de circulação dos clientes, como por onde entrar e por onde sair.

Entrada do mall com tapete desinfectante – Foto: Paloma Amorim
A entrada principal conta com uma porta exclusiva para entrada e outra para saída – Foto: Paloma Amorim
Leia Mais

Fundaj se prepara para reabrir museu e cinemas

O Shopping RioMar investiu muito em campanhas educativas. Ao longo do centro de compras, os clientes poderão notar diversos cartazes com informações sobre os cuidados necessários, como uso de máscara e higienização constante das mãos. Para isso, o mall instalou totens com álcool em gel ao lado de escadas e elevadores. Cada equipamento conta com cinco litros de álcool em gel, que serão repostos, se necessário, ao longo do dia. Aliás, sinalizações sobre distanciamento social nesses locais também lembram qual a distância segura que os consumidores devem manter uns dos outros.

Elevadores tem sinalização sobre distanciamento – Foto: Paloma Amorim
Serão permitidas apenas duas pessoas dentro do elevador – Foto: Paloma Amorim
Álcool em gel ao lado de elevadores – Foto: Paloma Amorim
Totem com álcool em gel é ativado com os pés, para evitar contato – Foto: Paloma Amorim
Sinalização de distanciamento nas escadas rolante – Foto: Paloma Amorim
Campanha educativa sobre os cuidados necessários para evitar contágio – Foto: Paloma Amorim

Para evitar aglomerações desnecessárias, o centro de comprar reduziu em 50% os lugares na praça de alimentação e do mobiliário do shopping nas áreas de descanso. A luneta da varanda do RioMar também foi desativada, assim como a retiradas dos mapas digitais e substituição por painéis estáticos. Além disso, antes de abrir para o publico e ao encerrar as atividades, uma equipe especializada irá esterilizar todo o shopping.

Uma equipe irá esterilizar o mall duas vezes ao dia, antes e após o expediente – Foto: Paloma Amorim
O mobiliário foi reduzido para garantir a distância entre os consumidores – Foto: Paloma Amorim

Confira, a seguir, o relato do superintendente do Shopping RioMar Recife, Henrique Medeiros, sobre o processo adotado pelo centro de compras para se adaptar à nova realidade. O mall, aliás, tem expectativa de que a reabertura aconteça no final de junho, mas tudo depende do governo estadual.