Acontece

Serviços tiveram queda histórica em abril, divulga IBGE

Setor sofreu com isolamento imposto pela pandemia — Foto: Uarlen Valério/O Tempo
O Insitituo apresentou o balanço observado no setor durante o isolamento

Por causa da pandemia do novo coronavírus, várias atividades do setor de serviços registraram queda em todo o país. De acordo com o balanço da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgado nesta quarta (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o volume de serviços em abril teve uma queda de 11,7% em relação a março. Essa queda é a maior registrada desde janeiro de 2011, quando o IBGE começou a fazer a série histórica.

Leia mais

Vacina contra Covid-19 pode estar no mercado em até 1 ano

Rodrigo Lobo, gerente de pesquisa do IBGE — Foto: Divulgação

O gerente da pesquisa do IBGE, Rodrigo Lobo, explica que em fevereiro o setor de serviços já havia apresentado queda de 1%, mas a pandemia piorou a situação. “Nesses dois últimos meses, há uma perda acumulada de 17,9%, o que traz o volume de serviços para um patamar 27% abaixo do ponto mais alto da série, em novembro de 2014”, afirmou.

De acordo com informações da Agência Brasil, o recuo de março para abril foi observado nas cinco atividades de serviços analisadas pelo IBGE, com destaque para transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-17,8%) e serviços prestados às famílias (-44,1%). Ainda assim, no acumulado de 12 meses, o setor de serviços continua apresentando alta (2,3%).