Política

Abraham Weintraub deixa o Brasil e está em Miami

Abraham Weintraub — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ex-ministro da Educação deixou a pasta após pressão do STF

Abraham Weintraub não estava exagerando quando avisou, ontem (19), que sairia do Brasil “o mais rápido possível”. Seu irmão, Arthur Weintraub, anunciou neste sábado (20) que o ex-ministro da Educação já estava nos Estados Unidos. Pouco depois, a assessoria do MEC confirmou a novidade, esclarecendo que Abraham chegou a Miami ainda pela manhã.

Apesar de a demissão já ter sido anunciada, a exoneração de Weintraub do cargo ainda não foi publicada no Diário Oficial da União. Assim, por ser ministro de Estado, ele tem passaporte diplomático. Ou seja, seu acesso a outros países é facilitado, mesmo com as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Weintraub na reunião ministerial de 22 de abril — Foto: Marcos Correa/Divulgação

Weintraub é investigado em inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e apura a disseminação de fake news e ameaças a ministros do tribunal. Ele foi incluído no inquérito pelo relator, ministro Alexandre de Moraes, em razão das ofensas feitas ao Supremo na reunião ministerial em 22 de abril.  Weintraub também responde a outro inquérito no Supremo, a pedido da Procuradoria Geral da República, para apurar suposto crime de racismo.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar