Acontece

Confira datas e regras da liberação de praias e parques na RMR

Orla de Boa Viagem neste sábado (20), primeiro dia de reabertura gradual das praias e parques do Recife — Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco
Cada município definiu seus protocolos para reabertura das áreas públicas

Como o Governo de Pernambuco anunciou nessa sexta (19), que deixa a cargo de cada município a regulamentação da reabertura de suas praias e parques, as prefeituras anunciaram seus cronogramas para liberação das áreas públicas para a população. Confira, abaixo, como foi definida a situação das principais cidades da Região Metropolitana do Recife:

Calçadão de Boa Viagem neste sábado (20), primeiro dia de reabertura gradual das praias e parques do Recife — Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco
Recife

A capital pernambucana reabre suas áreas públicas a partir deste sábado (20) para realização de atividades físicas individuais. Desse modo, estão autorizadas as atividades de caminhada, corrida e ciclismo nos calçadões, orlas, parques e praças da capital pernambucana. Além disso, a ciclofaixa de turismo e lazer da cidade volta no próximo domingo (21). Continuam sendo recomendadas a utilização da máscara e a obediência às normas de distanciamento social.

Praia em Olinda — Foto: Leo Malafaia/Folha de Pernambuco
Olinda

A cidade irmã do Recife marcou para domingo (21) a reabertura das praias e parques. Por enquanto, assim como na capital do estado, serão permitidas apenas as atividades físicas individuais. Ou seja, banho de mar segue proibido. Serão liberados calçadão, ciclovia e areia da orla nas praias, além das praças e parques, mas sem aglomeração.

Praia de Porto de Galinhas — Foto: Reprodução/TV Globo
Ipojuca

O município que compreende Porto de Galinhas, Muro Alto, Maracaípe e outra praias famosas da Zona Sul pernambucana, realizará a reabertura em fases. A primeira, que começa neste sábado (20) e vai até a próxima sexta-feira (26), corresponde à liberação, exclusivamente, das práticas esportivas individuais, incluindo o banho de mar, com restrição de horário das 4h da manhã ao meio-dia. Com exceção do banho de mar, o uso da máscara é obrigatório. Nesta primeira fase, aliás, seguem proibidos o comércio de barracas e ambulantes nas praias, bem como a colocação ou fixação de cadeiras e guarda-sóis.

Já as praças da cidades continuarão fechadas para o uso da população neste primeiro momento. As demais fases serão anunciadas ao final de cada etapa, à medida em que a Prefeitura de Ipojuca verificar o comportamento da curva de contaminação no município, considerando os dados dos boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde.

Cabo de Santo Agostinho

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, um decreto sobre o assunto será publicado na próxima segunda-feira (22). Somente a partir dessa data o município dará início à reabertura gradual de seus espaços públicos.

Praia de Piedade — Foto: Reprodução/TripAdvisor
Jaboatão dos Guararapes

A Prefeitura do município informou que vai aguardar a publicação do decreto do Governo do Estado para determinar o protocolo de abertura de suas praias, parques e praças.

Paulista

Em Paulista, a reabertura foi adiada para a segunda-feira (22), mediante a realização de várias medidas sanitárias. A prefeitura informou que, ao longo da orla de praias como Janga e Pau Amarelo, uma equipe da guarda municipal vai atuar junto à Polícia Militar, evitando que os banhistas se aglomerem ou descumpram as normas sanitárias.

Pontal de Itamaracá — Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco
Itamaracá

Como o município ainda está em lockdown, que segue até o dia 30 de junho, não há previsão para a reabertura das praias e parques da cidade. De acordo com a Prefeitura, no final do mês será avaliada a situação de casos de coronavírus na ilha e, caso a curva permaneça decrescente, a reabertura será discutida.