Lifestyle

Inverno: dicas de como cuidar dos pets na estação mais fria do ano

Os pets também estão suscetíveis aos males do inverno — Foto: Reprodução
Os bichinhos também estão suscetíveis aos males provocados pelas temperaturas mais baixas

Começa, neste sábado (20), o inverno no Brasil, época mais seca e fria do ano. Até mesmo na quente e úmida capital pernambucana, os recifenses sentem a mudança do clima. Mas não são exclusivamente os humanos que ficam suscetíveis ao males do inverno. Neste período, muitas doenças respiratórias causadas por vírus e bactérias também costumam surgir nos pets, caso os bichinhos não recebam os cuidados necessários. Por isso, a médica veterinária Lara Mantovani Volpe, analista de treinamento técnico da ADIMAX, fabricante de alimentos para cães e gatos, dá dicas essenciais garantir o bem estar do seu animal de estimação nesta estação do ano.

A hidratação é um ponto importante — Foto: Pixabay
Hidratação

Apesar de cães e gatos conseguirem regular bem sua ingestão hídrica, é importante que o tutor se mantenha atento ao consumo de água, deixando-a disponível o tempo todo, sempre fresca, em temperatura ambiente e em potes limpos. A hidratação adequada garante melhor proliferação de células, inclusive as de defesa, além de colaborar para manter a integridade da pele, que é uma fundamental barreira protetora do organismo.

Leia mais

Confira datas e regras da liberação de praias e parques na RMR

Roupinhas são uma boa opção nesta época do ano — Foto: Pixabay
Proteção contra o frio

Assim como os humanos, os pets também podem sentir frio quando a temperatura cai. Por causa disso, é importante garantir que o bichinho tenha um local para se abrigar do frio e do vento, principalmente a durante a noite. Além disso, usar roupas nos animais é uma ótima dica para raças que não possuem tanto pelo e necessitam de uma ajuda extra para manterem-se aquecidos. Mas atenção: não esqueça de trocar e lavar a peça regularmente, além de escovar os pelos e deixar a pele respirar entre essas trocas.

É necessário tomar cuidados específicos na hora do banho — Foto: Pixabay
Cuidados na hora do banho

No banho, evite usar água muito quente, pois é prejudicial à pele do animal. E terminado a limpeza, é fundamental não expor rapidamente o animal ao frio e vento. É preciso secar bem a pelagem – com toalha ou secador em temperatura morna.

A boa alimentação é essencial — Foto: Pixabay
Alimentação

A alimentação, assim como a vacina, é um dos pontos mais importantes na manutenção da saúde do pet. Independentemente do clima, é essencial que os bichinhos tenham acesso a todos os nutrientes necessários para uma boa qualidade de vida. Proteínas, gorduras, vitaminas e minerais devem estar presentes em quantidades corretas na alimentação de cães e gatos. Animais que vivem em ambientes externos e em regiões onde o inverno é muito rigoroso podem necessitar de aumento na quantidade de alimento para a manutenção de seu peso corporal. Entretanto, na maior parte do Brasil essa medida não é necessária.

Para calcular a quantidade ideal de alimento a ser fornecido para cães e gatos, deve-se levar em conta fatores como idade, porte, nível de atividade física, ambiente, temperamento, condição corporal ou doenças. Por isso, consultar o médico veterinário é o mais recomendado. “Um bom suporte nutricional, principalmente nessa época fria do ano, é muito importante, pois, além de promover todos os benefícios da nutrição correta, fornece as calorias necessárias para manutenção da temperatura corporal nos meses mais frios do ano”, completa Lara.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar