Acontece

Governo de PE comunica que Fenearte não vai ocorrer

21ª Fenearte foi cancelada de forma presencial - Foto: Montagem
Às vésperas da feira, o governo estadual afirma estar formatando um evento online

Agora é oficial. Embora muitos já soubessem, a 21ª Fenearte, que começaria nesta quarta-feira (1), não vai acontecer. O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (29), que não será possível realizar, de forma presencial, a maior feira de artesanato da América Latina. Ainda assim, em nota oficial, afirmaram que ações estão sendo adotadas para incentivar a produção de artesãos. Aliás, assim como adiantamos há tempos, um evento online está em formatação para substituir a Fenearte, que sempre promete lotar o Centro de Convenções.

Fenearte – Foto: Paullo Allmeida/FolhaPE
Leia Mais

Artesanato digital: Fenearte 2020 pode ter edição online

Com o cenário de pandemia, o Governo de Pernambuco está se esforçando para auxiliar os artesãos do estado. Algumas ações de incentivo estão sendo adotadas, como as campanhas “Abrace o Artesão Pernambucano”, “Artesanato Solidário” e “Vale Artesanato”. O primeiro, por exemplo, usa as redes sociais do Centro de Artesanato de Pernambuco como uma vitrine virtual, que possibilita a divulgação e comercialização de produtos. Enquanto isso, o “Artesanato Solidário” é uma ação de compra pelo Governo do Estado do estoque dos artesãos que estão com produtos disponíveis nas lojas físicas do Centro de Artesanato de Pernambuco. Dessa forma, mais de 1000 artesãos são contemplados. Além disso, todos os produtos adquiridos são doados posteriormente, através de um chamamento público, para instituições filantrópicas sem fins lucrativos.

Produtos de artesanato da Fenearte – Foto: Reprodução

O “Vale Artesanato” é um voucher de presente digital que pode ser adquirido na plataforma digital do Centro de Artesanato de Pernambuco e que depois poderá ser trocado em uma das lojas físicas da instituição. Além disso, o Governo de Pernambuco vem formatando um novo evento online voltado à comercialização da produção artesão pernambucano, com data também ainda a ser confirmada. Resta aguardar para saber como serão os moldes desse novo evento e as datas estabelecidas pelo governo estadual.