Acontece

Enem será aplicado em 17 e 24 de janeiro de 2021

Prova do Enem adiada para janeiro de 2021 - Foto: Divulgação
Mesmo com enquete com estudantes, o MEC decidiu por realizar o exame já no início do ano

As novas datas do Enem 2020 foram oficialmente divulgadas. Segundo o Ministério da Educação (MEC), as provas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Esse, aliás, é o cronograma da edição impressa. Já o projeto-piloto do Enem digital, será em 31 de janeiro e 7 de fevereiro do próximo ano. Vale lembrar que as mudanças aconteceram em decorrência da pandemia do coronavírus.

Enem 2020 tem nova data – Foto: Divulgação

Aliás, antes de definir as novas datas, o MEC fez uma enquete com os candidatos para saber qual era a melhor data, na opinião dos alunos, para realização das provas. A maioria dos estudantes escolheu, na pesquisa da pasta, maio de 2021 para a aplicação do Enem. Ainda assim, o MEC optou por não seguir a escolha dos candidatos.

Leia Mais

Comércio de Pernambuco sofre queda de quase 10% durante pandemia

Ao divulgar o resultado, no início deste mês, o MEC avisou que a escolha dos estudantes não seria o único aspecto a ser levado em consideração na definição das datas do Enem 2020. Secretários estaduais de Educação, universidades e instituições ligadas à área também seriam consultados antes da definição final, informou a pasta à época. Aliás, o resultado da maioria dos estudantes que votaram na enquete, pedindo o Enem em maio, pegou a diretoria do Inep de surpresa. Isso porque, do ponto de vista pedagógico, faz sentido que o Enem seja em maio, para que os estudantes consigam recuperar o tempo perdido. Mas, sob a ótica operacional, encavalar a realização do Enem 2020 com o início da preparação do exame de 2021 seria um tumulto.

Ministério da Educação (MEC) – Foto: Divulgação

Vale lembrar que o governo resistiu a mudanças na data do Enem por conta do novo coronavírus. Até meados de maio, quando as escolas do país já haviam fechado, o então ministro Abraham Weintraub defendia a manutenção do calendário. Ele, aliás, fez coro ao discurso do governo de minimizar os impactos da pandemia. Após o avanço de projetos que adiavam o Enem no Congresso e pressão de outros segmentos, o MEC decidiu alterar a data. Primeiro o governo afirmou que adiaria entre 30 e 60 dias. Depois, lançou a ideia da enquete com os inscritos, por ordem de Weintraub.

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz