Acontece

Enem será aplicado em 17 e 24 de janeiro de 2021

Prova do Enem adiada para janeiro de 2021 - Foto: Divulgação
Mesmo com enquete com estudantes, o MEC decidiu por realizar o exame já no início do ano

As novas datas do Enem 2020 foram oficialmente divulgadas. Segundo o Ministério da Educação (MEC), as provas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Esse, aliás, é o cronograma da edição impressa. Já o projeto-piloto do Enem digital, será em 31 de janeiro e 7 de fevereiro do próximo ano. Vale lembrar que as mudanças aconteceram em decorrência da pandemia do coronavírus.

Enem 2020 tem nova data – Foto: Divulgação

Aliás, antes de definir as novas datas, o MEC fez uma enquete com os candidatos para saber qual era a melhor data, na opinião dos alunos, para realização das provas. A maioria dos estudantes escolheu, na pesquisa da pasta, maio de 2021 para a aplicação do Enem. Ainda assim, o MEC optou por não seguir a escolha dos candidatos.

Leia Mais

Comércio de Pernambuco sofre queda de quase 10% durante pandemia

Ao divulgar o resultado, no início deste mês, o MEC avisou que a escolha dos estudantes não seria o único aspecto a ser levado em consideração na definição das datas do Enem 2020. Secretários estaduais de Educação, universidades e instituições ligadas à área também seriam consultados antes da definição final, informou a pasta à época. Aliás, o resultado da maioria dos estudantes que votaram na enquete, pedindo o Enem em maio, pegou a diretoria do Inep de surpresa. Isso porque, do ponto de vista pedagógico, faz sentido que o Enem seja em maio, para que os estudantes consigam recuperar o tempo perdido. Mas, sob a ótica operacional, encavalar a realização do Enem 2020 com o início da preparação do exame de 2021 seria um tumulto.

Ministério da Educação (MEC) – Foto: Divulgação

Vale lembrar que o governo resistiu a mudanças na data do Enem por conta do novo coronavírus. Até meados de maio, quando as escolas do país já haviam fechado, o então ministro Abraham Weintraub defendia a manutenção do calendário. Ele, aliás, fez coro ao discurso do governo de minimizar os impactos da pandemia. Após o avanço de projetos que adiavam o Enem no Congresso e pressão de outros segmentos, o MEC decidiu alterar a data. Primeiro o governo afirmou que adiaria entre 30 e 60 dias. Depois, lançou a ideia da enquete com os inscritos, por ordem de Weintraub.