Política

Mourão diz que Brasil deve usar doações para combater desmatamento

Vice-presidente Hamilton Mourão - Foto: Divulgação
O vice-presidente afirmou que a proposta garantiria orçamento exclusivo para Amazônia

O vice-presidente Hamilton Mourão está empenhado em melhorar a imagem do Brasil diante do desmatamento da Amazônia. Nesta quarta-feira (15), ele afirmou que o governo estuda usar doações recebidas pelo Brasil para as ações contra o desmatamento. Aliás, tudo seria feito de uma forma segregada do orçamento.

Hamilton Mourão – Foto: Divulgação
Leia Mais

Morre Severino Cavalcanti, ex-presidente da Câmara dos Deputados

Mourão, que é presidente do Conselho da Amazônia, afirmou que o uso de doações seria uma forma de não impactar as contas brasileiras, que já vão terminar o ano com um “déficit fiscal um tanto quanto elevado”. Ainda assim, o vice-presidente ressaltou que há indicadores que mostram recuperação da economia e que o resultado pode não ser “tão negativo quanto estávamos esperando”.

Desmatamento na Amazônia – Foto: Chico Batata/Greenpeace

O desmatamento na Amazônia virou um dos focos de problema para o governo nos últimos dias. Na sexta-feira da semana passada, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial) divulgou dados que mostram mais um mês de alta no desmatamento em relação ao ano anterior. Aliás, o próprio governo reconhece que enfrenta dificuldades para combater o desmatamento e as queimadas. Muito disso em decorrência do sucateamento e redução de pessoal dos órgãos que combatem essas ações.

Questionado sobre a possibilidade de um orçamento exclusivo para o combate ao desmatamento e queimadas na Amazônia, o vice-presidente afirmou que o assunto foi discutido e que o uso de doações recebidas pelo Brasil poderia ser uma solução. “Esse assunto foi discutido entre os ministros, obviamente assunto afeto à área do Ministério da Economia, do ministro Paulo Guedes. E a equipe dele irá estudar alguma forma de doações que nós recebamos possam ser colocadas dentro da área orçamentária, sem um impacto maior”, afirmou Mourão.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar