Acontece

Meteoro brilhante no Sertão pernambucano é visto de outros Estados

O fenômeno surgiu entre Carnaíba e Princesa Isabel - Foto: Atel Telecom/Clima Ao Vivo
O fenômeno, que aconteceu na noite de quarta (15), é muito raro

Os moradores do Sertão de Pernambuco foram surpreendidos na noite de quarta-feira (15) após um meteoro brilhante atravessar o céu. O objeto, aliás, era um grande bólido, um meteoro brilhante que explode na atmosfera. De acordo com a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), o fenômeno ocorreu às 18h59 (horário de Brasília). Bólidos são considerados raros e costumam ser observados cerca de oito vezes por ano no Brasil, embora um do tamanho visto nessa quarta seja ainda mais incomum.

O fenômeno surgiu entre Carnaíba e Princesa Isabel – Foto: Atel Telecom/Clima Ao Vivo
Leia Mais

Sem procissão, fiéis homenageiam a padroeira do Recife

Ainda segundo a Bramon, o meteoro surgiu entre Carnaíba e Princesa Isabel, no Sertão de Pernambuco e da Paraíba, respectivamente. Aliás, conforme análise, o bólido seguiu na direção sudeste e desapareceu no céu na região sul de Arcoverde, também no Sertão pernambucano. Além disso, o fenômeno ainda foi visto no Ceará e na Bahia. O astrônomo e diretor técnico da Bramon, Marcelo Zurita, explicou que as estimativas serão concluídas pela rede, mas as informações iniciais apontam para um bólido de meio metro de diâmetro, que cortou a atmosfera a uma velocidade de 20 km/s – o equivalente a 72 mil km/h.

Trajetória preliminar do bólido – Foto: Bramon/Divulgação

Além de Pernambuco, o bólido também foi visto na Paraíba, no Ceará e na Bahia. De acordo com a Bramon, pelo menos sete câmeras do site Clima Ao Vivo flagraram o meteoro, além de vários relatos de testemunhas. Análises preliminares apontam que o meteoro, que entrou na atmosfera na região de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, percorreu uma trajetória entre a cidade de Princesa Isabel, na Paraíba, e Custódia, também em Pernambuco.