Acontece

Incêndio atinge catedral de Nantes, na França

Incêndio atinge catedral de Nantes, na França
Catedral de Nantes - Foto: Laetitia Notarianni/AP
Há a suspeita de que a ação tenha sido criminosa.

Um incêndio atingiu a Catedral de São Pedro e São Paulo, em Nantes, na França, neste sábado (18). Dezenas de bombeiros trabalharam para controlar as chamas e não houve feridos.

Segundo o jornal “Le Monde”, o procurador da república em Nantes informou que foi aberta investigação para apurar a suspeita de que o incêndio tenha sido criminoso. Templo histórico, a igreja, de estilo gótico, foi construída entre o séculos XV e XIX.

Incêndio atinge catedral de Nantes, na França
Foto: Reprodução/Reuters.

O fogo destruiu vitrais do século XVI e o grande órgão presente no local. Para o padre François Renaud, administrador diocesano, a perda do instrumento é “inestimável”. Ele, aliás, acompanhou os bombeiros na igreja após o incêndio ter sido controlado.

Leia mais

Sem procissão, fiéis homenageiam a padroeira do Recife

Segundo o portal G1, o pároco, no entanto, afirmou que a destruição da catedral de Nantes não se assemelha à de Notre Dame de Paris, consumida pelas chamas em abril do ano passado. O presidente da França, Emmanuel Macron, demonstrou apoio aos bombeiros que atuaram no incêndio.

“Depois de Notre-Dame, a catedral São Pedro e São Paulo, no coração de Nantes, está em brasas. Todo o apoio aos nossos bombeiros que se arriscam para salvar esta gema gótica na cidade dos duques”, escreveu no Twitter.

Essa, aliás, não é a primeira vez que o local é atingido por um incêndio. Na década de 1970, o telhado foi destruído e os trabalhos de reparação duraram, então, 13 anos.