Agenda

Missa do Vaqueiro de Serrita celebra 50 anos com homenagem virtual

Missa do Vaqueiro de Serrita - Foto: Divulgação
O evento foi criado há 50 anos pelo Padre João Câncio, Luiz Gonzaga e o poeta Pedro Bandeira

A Missa do Vaqueiro de Serrita, o evento cultural/religioso mais famoso do sertão de Pernambuco, não será realizada este ano. Ainda assim, a festa vai ganhar uma homenagem, em novo formato. Neste domingo (26), a partir das 10h, a Missa do Vaqueiro de Serrita celebra seus 50 anos com uma homenagem virtual. Aliás, a transmissão do evento será simultânea pelo Instagram e pelo canal no YouTube. Tudo isso em decorrência das restrições impostas pela pandemia do coronavírus.

Evento reúne celebração religiosa e festa – Foto: Divulgação
Leia Mais

Sandra de Sá comanda festival online neste finde

Dom Magnus Henrique, Bispo da Diocese de Salgueiro, será o responsável pelas bênçãos aos vaqueiros. Além disso, a homenagem conta com a presença dos cantores Josildo Sá, Flávio Leandro, Sarah Lopes e Beto Hortis. A dupla Gibão Surrado, formada pelos músicos Cícero Justino e Chico Mendes, cantarão as “Rezas de Sol para a Missa do Vaqueiro”, um compilado de cantos escritos por Janduhy Finizola especialmente para a Missa do Vaqueiro.

Missa do Vaqueiro – Foto: Divulgação

Para Helena Câncio, produtora da Missa do Vaqueiro e presidente da Fundação João Câncio, é importante que aconteça esta homenagem. “A Missa do Vaqueiro tem sua tradição. É sempre muito aguardada por milhares de sertanejos, que utilizam esse momento para agradecer, se conectar com o sagrado, mas também celebrar com festa nossas raízes culturais… mesmo com todas as dificuldades, não podíamos deixar de comemorar os 50 anos da Missa”, explica.

Aliás, os produtores da Missa do Vaqueiro tiveram conhecimento de que há caravanas se formando para visitarem o Parque Estadual João Câncio nos dias correspondentes à realização da Missa em seu formato tradicional. Os produtores ressaltam que não aconselham, de forma alguma, a formação de grupos. “Segurança e prevenção em primeiro lugar”, explicam.

Diversas pessoas visitam o Parque Estadual João Câncio para o evento – Foto: Divulgação

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar