Acontece

Personalidades lamentam a morte de Tereza Costa Rêgo

Tereza Costa Rêgo - Foto: Rafael Furtado
Políticos e artistas falaram sobre Tereza Costa Rêgo

A artista plástica Tereza Costa Rêgo foi muito querida por todos da sociedade pernambucana e do país inteiro. Personalidades deixaram seu último adeus a este grande nome da arte moderna. Confira:

Governador Paulo Câmara

O cenário artístico e cultural de Pernambuco ficou menor com a morte de Tereza Costa Rêgo. É impossível dimensionar em palavras a importância da sua obra para o nosso Estado e para o Brasil. Paisagista, doutora em história, militante de esquerda, Tereza era, acima de tudo, uma artista plástica de corpo e alma, que traduzia com beleza e perfeição seus sentimentos nas telas, retratando ali o imaginário popular, nossas lutas libertárias, a força da mulher, paisagens de Olinda e Recife e tantas outras figuras da nossa cultura.

Tereza, certa vez, afirmou que “pintaria até não poder mais”, e assim o fez. Sua partida fará uma imensa falta à arte brasileira. Quero me solidarizar com todos os seus familiares, amigos e admiradores neste momento de profundo pesar.

Prefeito Geraldo Julio

Geraldo Júlio – Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Irrecuperável a perda de Tereza Costa Rêgo, que nos deixou hoje. Artista de profunda sensibilidade, Tereza é um símbolo de resistência e liberdade e um grande exemplo da força da mulher recifense. No ano passado, a Prefeitura do Recife a homenageou na edição da agenda da Secretaria da Mulher, que a cada ano celebra uma grande mulher de nossa cidade. Feliz de poder ter deixado essa pequena homenagem ainda em vida à artista cuja força da obra não deixará morrer o legado. Quero mandar meus mais sinceros sentimentos à família e amigos.

Marcelo Canuto – presidente da Fundarpe

 

Tereza Costa Rêgo vai viver eternamente na memória de todos que a conheceram. Não só pelo conjunto de sua obra, política por essência, mas também pelo exemplo de mulher que foi: bem posicionada em relação ao seu tempo, generosa, militante, apaixonada, intensa. Na Fundarpe, antes de começar a pandemia, estávamos planejando uma exposição dela para o primeiro semestre desse ano. Na época, a visitamos, e depois conversamos em várias oportunidades. Pudemos aproveitar de sua vivacidade e amor pela vida. Pernambuco e o mundo perdem uma das maiores pintoras do século 20. Ficamos com seu exemplo e sua obra, que eternizam o nome de Tereza por esta e pelas próximas gerações.

Frei Rinaldo

Tereza Costa Rêgo recebendo a hóstia do Frei Rinaldo – Foto: Cortesia

Tereza vai receber muitas homenagens por sua obra, por sua produção enquanto artista, enquanto historiadora, enquanto mulher para além do seu tempo. Eu preciso dizer também que Tereza, para além deste lado artistico de mulher forte e militante, participativa na história do nosso povo e do nosso país, Tereza era uma mulher de fé, que na sua simplicidade, cultivava fé.

Antônio Campos – presidente da Fundaj

Antônio Campos — Foto: José Britto/Folha de Pernambuco

Tereza Costa rego foi uma grande artista plástica e uma grande figura humana. Sua relação especial com Olinda está refletida em suas obras. Pernambuco perde uma de suas maiores artistas. Minhas condolências à família.

Joana Rozowik, jornalista e neta de Tereza Costa Rêgo

A minha avó era um acontecimento, uma força da natureza. Uma pessoa muito cheia de vida, uma cabeça muito jovem e inquieta. E ninguém está preparado para que uma coisa assim cesse, mesmo ela tendo 91 anos. A minha avó Tata partiu hoje e fica a saudade do convívio e dessa voz coerente que ela sempre foi.

Mas a pintora Tereza Costa Rêgo essa não acaba, continua. A grandeza de sua obra, sua contribuição para a arte, a cultura e os costumes de nosso país ficam para o mundo. Agora devemos trabalhar para que seu acervo seja preservado e que mais e mais pessoas tenham acesso a ele.

Lúcia Santos – Amparo 60

A galerista Lúcia Costa Santos – Foto: Divulgação

É com muito pesar que recebo a notícia do falecimento da nossa artista e amiga Tereza. Ela nos deixa um imenso legado artista como também como mulher. Por sua personalidade única, por sua generosidade e força. Eu diria que me sinto privilegiada por ter convivido com Tereza.

Antônio Mendes – artista plástico

Antonio Mendes – Foto: Divulgação

Tereza Costa Rêgo é, do ponto de vista artístico, a maior expressão que temos da pintura modernista aqui no Estado. Uma referência neste aspecto. É uma pessoa de pintura ímpar. Ela tem uma marca registrada inconfundível de cores, de traços e da beleza. Ela enquanto mulher, linda que era, e quando ela passava isto para suas pinturas. As figuras femininas que muito retratavam traços dela, seus gatos e seus olhares. A gente perde realmente mais uma grande referência na pintura pernambucana e na pintura brasileira. Eu me sinto muito emocionado em poder falar de Tereza. Já do ponto de vista pessoal, Tereza abriu portas para mim. Através dela, fiz uma exposição do Museu do Estado. Eu ainda era um jovem artista. E quando nos encontrávamos, tínhamos uma relação muito afetuosa, de muito carinho. Sou muito grato à Tereza.