Acontece

Olimpíadas de Tóquio devem ocorrer, porém com redução de público

Toshiro Muto, chefe-executivo Comitê Tóquio 2020, anúncia mudanças nos Jogos adiados para o ano que vem. — Foto: Christopher Jue/Getty Images
O evento havia sido adiado em decorrência da pandemia, mas já tem data marcada para ocorrer em 2021

Após incertezas quanto a realização das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio este ano, o Chefe-executivo dos Jogos, Toshiro Muto, afirmou nesta quarta-feira (29) que os jogos deverão ocorrer em 2021. Em entrevista à BBC Sports, Muto revelou que a competição afinal deve acontecer com redução de público, devido à pandemia do novo coronavírus, e a inclusão de medidas que respeitem o distanciamento social.

O evento, com data oficial para ocorrer no dia 23 de julho do próximo ano, irá estrear com algumas mudanças visando a diminuição do número de pessoas nos Jogos, de acordo com o dirigente. Menos funcionários e cerimônias de abertura e encerramento simplificadas deverão ser aplicadas nas Olimpíadas, bem como a redução do número de funcionários e delegações de países individuais.

Toshiro Muto prevê possibilidade de realização da competição com respeito às medidas de proteção – Foto: Issei Kato/Reuters

LEIA MAIS

Banco Central lançará cédula de 200 reais

“O Sr. Thomas Bach (presidente do Comitê Olímpico Internacional) não está procurando um cenário sem público para os Jogos. Ele pode estar pensando em um número limitado de espectadores com total consideração do distanciamento social. De fato, precisamos construir um ambiente em que as pessoas se sintam seguras. Atletas e a família do COI podem precisar de testes antes e depois de entrarem no Japão, e precisamos de fortes sistemas médicos em torno de planos de acomodação e transporte”, disse o dirigente à BBC.

Apesar dos questionamentos de médicos e cientistas quanto a sensatez da realização de um evento deste porte durante uma pandemia, o Comitê olímpico segue otimista. “Se conseguirmos ter sucesso, Tóquio 2020 deixará um legado como o primeiro grande evento internacional realizado após a pandemia. Ademais, esse é o nosso forte desejo”, revelou o representante do Comitê Organizador.