Acontece

Donald Trump sugere adiar eleições nos EUA

O presidente americano Donald Trump  Drew Angerer/Getty Images
O presidente norte-americano afirmou, sem provas, que pode haver fraude na votação por correio

Donald Trump levantou nesta quinta-feira (30) a possibilidade de adiar as eleições presidenciais, marcadas para o dia 3 de novembro, apesar de a data estar expressa na Constituição dos Estados Unidos. Ainda assim, o presidente americano, sozinho, não pode mudar a data do pleito. Para isso, seria preciso autorização do Congresso.

Donald Trump – Foto: AP Photo/Patrick Semansky
Leia Mais

Andrea Bocelli se desculpa por declarações sobre covid-19

Sem apresentar provas, Trump repetiu o argumento de que pode haver fraude na votação por correios. Aliás, nas pesquisas prévias, o atual presidente dos EUA aparece bem atrás do candidato democrata Joe Biden. Especialistas em segurança eleitoral afirmam que todas as formas de fraude eleitoral são raras. Não há evidências de fraude generalizada dos eleitores por meio de votação por correio. Aliás, cinco estados já se baseiam exclusivamente nas cédulas por correio e dizem que têm as salvaguardas necessárias para garantir que alguma pessoa ou entidade estrangeira hostil não atrapalhe a votação.

O presidente dos Estados Unidos tem caído nas pesquisas eleitorais – Foto: Divulgação

Trump tem procurado cada vez mais questionar as eleições de novembro e o aumento esperado nas votações por correspondência, como consequência da pandemia de coronavírus. O presidente chamou as opções de votação remota de o “maior risco” para sua reeleição. Sua campanha e o Partido Republicano entraram na Justiça para combater a prática. Enquanto isso, democratas, incluindo o candidato presidencial Joe Biden, já iniciaram preparativos para proteger os eleitores e a eleição, devido ao temor de que Trump tente interferir com o pleito de 3 de novembro.