Política

Lucas Ramos assume secretaria e fica fora da disputa em Petrolina

Lucas Ramos - Foto: Ivaldo Reges.
Deputado tomou posse como secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco.

A posse do deputado estadual Lucas Ramos (PSB) como secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, realizada na manhã desta segunda-feira (3), mudou o cenário político do Sertão do Estado. Em ano eleitoral, as alianças e acordos se tornam ainda mais acentuados, refletindo os interesses dos líderes partidários e definindo os rumos do pleito.

Até então, o socialista era um nome forte na disputa pela Prefeitura de Petrolina. Mas, pela segunda vez, retira a pré-candidatura e fica fora das eleições municipais. Nos bastidores, a informação é de que a secretaria de Ciência e Tecnologia foi entregue como uma espécie de “recompensa” pelo governador Paulo Câmara (PSB) para que Ramos abrisse mão da disputa majoritária na cidade sertaneja.

Lucas Ramos e Paulo Câmara se cumprimentam durante cerimônia – Foto: Ivaldo Reges.
Deputado tomou posse nesta segunda (3) – Foto: Ivaldo Reges.
Leia mais

Túlio Gadêlha oficializa pré-candidatura a prefeito do Recife

Com a saída do deputado do páreo, novas alianças podem ser formadas na base governista. Há a perspectiva, por exemplo, que o PSB retome as conversas com o PSD, atual partido de Júlio Lóssio, ex-prefeito de petrolina e que pleteia voltar ao comando do município.

Em seu discurso de posse, Ramos iniciou o pronunciamento falando sobre a nova realidade diante da pandemia. “O que esperar do novo “normal”? Como devemos nos comportar diante da realidade que se apresenta hoje? Talvez, governador, olhar pra frente signifique debater o agora. As novas relações de trabalho. A conectividade digital. O novo consumidor – de produtos, de serviços, e sobretudo, de informações”, disse.

O novo secretário falou sobre os planos para a pasta – Foto: Ivaldo Reges.
Cerimônia ocorreu no Palácio do Campo das Princesas – Foto: Ivaldo Reges.
Leia mais

Secretaria de Turismo lança selo para garantir protocolos do setor

Ramos seguiu com tom pouco político, muito mais conciliador, lembrando seus antecessores na pasta, sua jornada enquanto então jovem empreendedor, e destacando o futuro que planeja à frente da Secretária. “É nesse ambiente que desembarcamos, aportando no governo a energia e inquietude da nossa juventude, e ao mesmo tempo a experiência de quem iniciou essa caminhada como estagiário do SEBRAE/PE. De quem empreendeu com 19 anos de idade. (…) Sei bem as dificuldades pelas quais passam as startups para crescer. Assim como milhares, também busquei na iniciativa privada a emancipação econômica. E foi no serviço público que encontrei uma forma de ajudar outras pessoas”, relembrou.

Leia mais

Bolsonaro é recebido por apoiadores em grande aglomeração no Piauí

Ressaltou, também, as parcerias que pretende fortalecer, aliando, por exemplo, universidades, instituições que orbitam o desenvolvimento econômico, como o Sistema S e a Fiepe, além do o próprio mercado. “Reaquecer nossa economia, informar nosso povo e criar oportunidades em um ambiente adverso nunca visto por gerações. Problemas complexos exigem soluções criativas e colaboração de toda a sociedade. Vamos fazer um pacto pelo uso e disseminação consciente da tecnologia como meio de nos aproximar de uma grande rede – setores produtivos, Academia, centros de pesquisa e governo, criando oportunidade para todos aqueles que sonham em transformar nossa sociedade para melhor através da inovação. Para tanto, é imprescindível o apoio da Academia – a valorização do servidor público que se dedica à pesquisa científica afim de obter respostas que façam a diferença na vida cotidiana, assim como aqueles que, dentro ou fora da sala de aula, estimulam mentes e despertam comportamento quase que insaciável na busca por soluções”, comentou.

Aluísio Lessa, Lucas Ramos, Paulo Câmara e Eriberto Medeiros – Foto: Ivaldo Reges.
Lucas Ramos, as filhas Isabela e Mariana, e os pais, Marta e Ranilson Ramos, em evento no TCE-PE no início do ano – Foto: Rafael Furtado/FolhaPE.
Leia mais

Pré-candidatos à prefeitura do Recife vão à festa da padroeira

Por fim, Lucas Ramos encerrou seu discurso fazendo um aceno ao governador do estado: “Obrigado pela oportunidade, governador Paulo câmara. Ao escolher um sertanejo de Petrolina para compor sua equipe de Governo em uma pasta tão estratégica para apoiar o crescimento sustentável de Pernambuco, o senhor demonstra uma grande disposição de fomentar o desenvolvimento do nosso estado por igual, do sertão ao cais”.

A cerimônia de posse foi acompanhada pelo governador Paulo Câmara, o deputado estadual Aluísio Lessa, que deixa a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação e retorna à Assembleia Legislativa, e o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros.

Cerimônia foi transmitida pelo canal do governo no YouTube – Foto: Reprodução/Youtube.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar