Acontece

Saudoso pernambucano Tunga será homenageado por série do Inhotim

Registro de umas das obras de Tunga instaladas no Inhotim - Foto: Divulgação
Tunga foi o primeiro artista a receber uma galeria no Instituto projetada especialmente para sua obra True Rouge.

Considerado um dos artistas mais emblemáticos do país, o pernambucano Tunga terá suas obras expostas em novo episódio da série do Instituto Inhotim. Entusiastas da arte, pesquisadores e admiradores poderão conferir o terceiro capítulo de “Retratos”, neste sábado (8), às 11h, por meio das redes sociais do Instituto. A mostra consiste na apresentação das obras através do processo de montagem das galerias instaladas no espaço para destacar os trabalhos desenvolvidos pelo artista.

Obra no Instituto Inhotim – Foto: Divulgação

LEIA MAIS

Orla de Boa Viagem ganhará novos quiosques

O episódio a ser exibido, e disponibilizado em formato online pela primeira vez, foi editado a partir de uma coletânea de DVDs gravados entre 2011 e 2014. O público terá acesso ao processo de criação na arte contemporânea e poderão admirar as instalações projetadas em homenagem ao artista. Os vídeos são uma referência para pesquisas e estudos no campo das artes.

Tunga foi personagem decisivo e de grande importância na criação do Instituto. Aliás, o pernambucano foi o primeiro artista a receber uma galeria projetada especialmente para receber sua obra “True Rouge“, em 2002. Igualmente, a galeria Psicoativa Tunga foi inaugurada em 2012, sendo o maior pavilhão do Instituto, com 2.200 metros quadrados e abriga 21 obras do artista.

Foto: Divulgação
Sua história

Falecido em junho de 2016, Tunga tornou-se reconhecido por suas criações que refletem um imaginário exuberante em desenho, escultura, filme, vídeo e performance. Protagonista de diversas conquistas artísticas, ele foi o primeiro artista contemporâneo e brasileiro a ter uma obra exposta no famoso Museu do Louvre, em Paris.

O museu

Considerado o maior museu a céu aberto do mundo, o Inhotim, localizado no estado de Minas Gerais, é detentor do maior conjunto de obras do artista permanentemente exposto no Brasil e no exterior. Os trabalhos datam desde o início da década de 80 até os anos 2000. Todos os episódios das séries on-line do Inhotim (Retrato, Diálogos e Bastidores) estão disponíveis no canal do YouTube do espaço, no Facebook e Instagram.